Orientações infalíveis para deixar o cabelo longo mais macio e bonito

Confira dicas dadas por um especialista em cabelos, que vão deixar o fio longo mais bonito, sem pontas duplas e ainda mais fortes


Os cabelos longos são verdadeiros charmes e quem opta por este estilo de fio tem o maior ciúme deles. No entanto, se as madeixas já dão trabalho curtas, imagine a tarefa árdua que deve ser deixar os cabelos longos brilhosos, hidratados e macios. Isto porque, quanto mais comprido é o cabelo, mais tempo de vida ele tem e mais cuidados ele necessita.

Pensando nesta complexidade, o cabeleireiro dá dicas em entrevista à revista Boa Forma e com isso tenta facilitar a vida das apaixonadas por cabelos longos. Os truques são formas de deixar o fio mais bonito, sem pontas duplas ou quebradiças e ainda mais fortes.

Dicas para deixar o cabelo longo bonito e saudável

Orientações infalíveis para deixar o cabelo longo mais macio e bonito

Foto: depositphotos

Nutrição dos fios

Hidratar os fios a cada 15 dias é a forma mais fácil de deixar o cabelo mais forte, brilhoso e macio. Este procedimento pode ser feito em casa mesmo, usando máscaras ideais para cada tipo de fio. Contudo, para o hairstylist do Vimax, em São Paulo, Samuel Jabes, também é importante apostar em procedimentos feitos por profissionais. “A cada dois meses, invista num tratamento no salão, como a cauterização, a reposição de queratina ou a plástica capilar”, alerta o profissional.

Lavagem correta

Parece que não, mas o modo como os cabelos são lavados reflete no aspecto que ele tem. Por isso, a forma ideal é aplicar o shampoo no couro cabeludo e massageá-lo com as pontas do dedo. Em seguida, a espuma produzida pode ser encaminhada para o restante dos fios. Desta forma, não é necessário torcer os cabelos ou esfregá-los, dois movimentos que prejudica a saúde do fio e pode deixá-lo com mais escamas abertas.


Desembaraçando os nós

A melhor maneira de desfazer os nós, que de vez em quando aparece nos cabelos, é durante o banho. Além disso, é indicado que este procedimento seja feito com uma escova raquete quadrada, ao invés de pentes com dentes largos. Outro truque é aplicar o condicionador antes de tentar desembaraçar, mas lembre-se, este produto só deve ser colocado na altura do ombro para baixo.

Cuidados com fios molhados

O cabelo molhado ou apenas úmido fica mais flexível, por isso pode quebrar-se com mais facilidade quando é amarrado, sendo assim se deseja manter os fios saudáveis e inteiros, a dica é sempre secá-lo antes de se deitar ou de prender.

Proteção térmica

Tanto as mulheres de cabelo liso como também as cacheadas podem usar produtos que esquentam os fios, como secador, chapinha ou difusor. Porém, estes mesmos equipamentos podem provocar um efeito desagradável, isto é, o frizz. Se você não deseja ter este efeito no cabelo, opte por usar produtos que protege o cabelo contra altas temperaturas, como cremes, silicones, sprays etc.

Cortes simples

Muitas mulheres que deixam o cabelo crescer não querem nem ouvir a palavra corte. Contudo, aparar as pontas é um método saudável para os fios, pois desta forma é possível retirar as partes mais agredidas das madeixas, deixando-as bem mais bonitas e saudáveis.