Por Gabriel Oliveira em 19/03/2012

De todas as estampas animal prints, a de oncinha é a que mais causa dúvida na hora de usar. Desde que éramos crianças, ouvimos que tal padronagem era cafona e que não combinava com nenhum tipo de roupa, estando reservadas apenas às peruas mal vestidas.

Atualmente, essa história ganhou um novo rumo. Já faz algum tempo que as animal prints começaram a representar sensualidade e ousadia. Hoje, vemos em toda parte alguém usado a estampa, que conquistou até os homens! (em uma coleção de sapatos masculinos do Jimmy Choo).

Entretanto, mesmo com o elemento liberado, muita gente não tem nem ideia de como combiná-lo com outras peças, ficando quase impossível montar um look legal e elegante. Para te ajudar com isso, preparamos algumas dicas importantes que devem ser seguidas na hora de usar um vestido com estampa de oncinha.

Dicas de como usar

A estampa de oncinha, assim como todas as animal prints, possuem várias versões, desde uma padronagem mais natural, com efeito parecido com a pele do animal, até outras versões mais coloridas, ou personalizadas. São esses fatores que determinam a formalidade da peça que você vai vestir. Confira as dicas abaixo e entenda como saber qual a mais adequada:

  • Se o evento é bastante formal, como casamentos, a padronagem deve seguir a linha original, em tons terrosos e tamanho médio. Nos acessórios, aposte no dourado, ou até em acessórios pretos e vermelhos, como clutchs e sapatos.
  • Ainda no evento formal, você pode optar por um vestido que não seja totalmente de oncinha, como em uma das fotos de looks abaixo, onde a celebridade usou um modelo tomara-que-caia, onde a parte de cima é feita em um tecido dourado. Isso ajuda a quebrar um pouco o impacto da estampa de oncinha. Lembrando que para ocasiões mais formais, o ideal são os modelos longos.
  • Se o evento for mais informal, você pode usar sem medo comprimentos mais curtos, mas sem exagero. Outra alternativa é usar um blazer por cima do vestido em uma cor neutra, como o preto ou branco, que quebram o look “all leopard”.
  • Para ocasiões durante o dia, opte por uma padronagem de oncinha mais clara, com um fundo em tons leves e tecidos fluidos, que passam frescor e movimento.
  • Não use jóias ou acessórios com muito brilho. O ideal são os tons apenas metalizados, como o dourado, que casaperfeitamente com esse tipo de estampa.
  • Evite sapatos e/ou bolsas e clutchs com a mesma estampa. O look vai ficar cafona e nem um pouco elegante.

Looks com belos modelos

Vestidos formais de oncinha

Modelos para festas, como um casamento, por exemplo | Montagem: http://entretenimento.r7.com/blogs/gustavo-sarti/

 

Modelo casual

Modelo casual | Imagem: Reprodução

 

Modelo de vestido de oncinha

Usando com acessórios vermelhos e pretos | Imagem: Reprodução

 

Desfile Dolce & Gabbana

Desfile Dolce & Gabbana | Imagem: Reprodução

Veja mais!