Por Helena Emília em 02/04/2012

Diminuir ou realçar?

Embora olhos grandes sejam os mais fáceis para maquiar e com opções mais amplas e versáteis, existem mulheres que sentem desconforto com o tamanho de seus olhos, chegando até a evitar o uso da maquiagem para refrear a atenção voltada a eles. Em contrapartida, há casos positivos, onde a dimensão dos olhos não causa nenhum problema a quem os possui.  Logo, daremos dicas que serão de valia para ambos os casos. Primeiramente, vale relembrar o jogo de tons que auxilia toda mulher na hora da maquiagem: cores claras projetam os olhos, dando a impressão de que os mesmos são maiores. Já a utilização de cores escuras, traz a sensação de diminuição, de profundidade. Então, conhecendo seus atributos, tendo convicção na escolha que quer para seu olhar e munida desta informação, mãos à obra!

Passo-a-passo número um: Disfarçando

Make de Mila Kunis

Make de Mila Kunis | Imagem: Reprodução

  1. Primeiramente, utilize lápis preto na linha d’água e em toda a parte de dentro do olho, desde os cílios até seu canto interno. Pode-se também fazer este contorno na parte superior interna, causando o efeito de diminuição da extensão que esse tipo de olhos possui.
  2. Agora partiremos para a escolha de sombras. Se a sua necessidade é disfarçar os olhos grandes, tente não optar por tons claros. Como foi dito, eles ajudarão a estender mais ainda o que você quer esconder. Dê preferência aos tons escuros e fechados: o marrom, o verde musgo, o azul escuro e o preto. Muito preto. Quem tem este tipo de olhos pode realmente se jogar no pretinho básico sem medo de ser feliz e, se optar, até tem a possibilidade de fazer aquela maquiagem dark, bem carregada. Não apenas estes tons citados podem ser usados, há uma infinidade de paletas de cores que se encaixam no perfil. Vai de seu gosto e acesso.
  3. Próximo passo, aplique a sombra desejada desde os cílios até o final da pálpebra móvel, em direção às sobrancelhas. Cuidado para não ultrapassar o limite do côncavo, pois traz um aspecto de machucado que não é interessante para a maquiagem.
  4. Após isto feito, com um pincel para sombra, de cerdas macias, esfume tudo que foi aplicado, espalhando e dando um efeito degradê.  O delineador escuro próximo à raiz dos cílios também é recomendado neste tipo de caso.
  5. Para finalizar, aplique um iluminador rente às sobrancelhas, de forma suave e abuse no rímel nos cílios superiores. Para obter efeito mais duradouro de sua sombra, não se deve esquecer de usar um primer especial para olhos, que faz a cor se manter pigmentada por muito mais tempo.

Passo-a-passo número dois: Ressaltando

Porém, se você está feliz com suas características e não deseja alterá-las, há a possibilidade de realçar os seus olhos, também os deixando bonitos e naturais.

  1. A princípio, contorne seus olhos até a metade com o lápis preto, do canto externo em direção ao interno. Na outra metade, que não foi contornada pelo lápis escuro, utilize-se de um lápis claro, como o bege ou o branco. Não tenha medo e, neste caso, opte por tons claros de sombra em toda a pálpebra móvel.
  2. Após, lembre-se de marcar o côncavo, aquela parte mais funda entre a pálpebra móvel e a sobrancelha, com tons mais fechados, como exemplo marrom, preto ou roxo.  Faça uso de um pincel arredondado, marcando-o de forma esfumada, isto dará sensação de suave profundidade. Aplique a sombra clara utilizada na pálpebra móvel também rente à sobrancelha, criando luminosidade.
  3. Finalize com rímel à vontade!

Veja mais!