Por Daiane Silva em 12/09/2011

Quem é que nunca se olhou no espelho ao acordar e notou aquela mancha escura e às vezes até inchada abaixo dos olhos, dando um ar abatido e cansado ao rosto? Sim, as olheiras aparecem em homens, mulheres e até em crianças! As causas para seu aparecimento podem estar ligadas à genética, ao estado orgânico ou outros motivos diversos.

Causas

  • A hereditariedade determina, por exemplo, a espessura da pele ao redor dos olhos, quanto mais fina, mais escuras serão as olheiras, que na verdade são vasos sanguíneos que são vistos através da pele, quando o sangue circula através de veias próximas à superfície da pele, produzindo um tom azulado.
  • Alergias, asma e eczemas também podem ocasionar olheiras, já que qualquer condição que provoque coceira perto dos olhos e a consequente fricção no local contribuem para que apareçam, assim como algumas alergias alimentares que escurecem abaixo dos olhos .
  • Quem sofre de anemia ou queda de ferro no organismo (normalmente as mulheres no período menstrual ou gravidez) também apresentam a pele transparente e olheiras.
  • As medicações que fazem com que os vasos sanguíneos se dilatem produzem olheiras, devido ao fluxo intenso de sangue revelado através da pele sensível.

Além desses, outros fatores como fadiga, causada por um ritmo de vida acelerado e a idade também propiciam ao aparecimento das olheiras, esta por causa da perda de colágeno.

Alguns cremes que podem ajudar a tratar

Pepino gelado, uma ótima forma de tirar olheiras

– Avon Solutions creme clareador (R$ 16,00 revendedora Avon)

– L’oreal Paris Revitalift creme anti-olheiras (R$43,99 –  http://www.sepha.com.br)

Soluções caseiras que podem lhe ajudar a tirar as olheiras

– Aplicar rodelas de pepino geladas nos olhos por alguns minutos ajuda a acabar com as olheiras, pois a temperatura baixa provoca uma constrição dos vasos sanguíneos da região dos olhos, assim como acalma a pele sensível ao redor dos olhos;

– Este efeito também é alcançado com o chá de camomila, que tem efeito clareador e calmante e, quando aplicado gelado, também desincha a região.

Veja mais!