Por Nayla Georgia em 26/11/2012

O óleo de Ojon (também conhecido como Batana Oil ou American Oil) é extraído da noz de uma palmeira típica da região do Caribe e é muito raro. Ele vem sendo utilizado há séculos por nativos de Honduras, na América Central. Seu cultivo é a forma de sustento de diversas comunidades e tribos. Eles o chamam de líquido precioso ou de “Milagre do Caribe”, já que além de ser sua principal fonte de renda, o produto realmente faz milagres a favor da beleza dos cabelos e também da pele. O óleo tem, em sua composição, cisteína e alta concentração de gordura, o que, além de recuperar os fios, também fornece proteção contra danos térmicos e químicos.

Como encontrar e como utilizá-lo?

Óleo de Ojon

Foto: Reprodução

O óleo de Ojon é vendido em salões de beleza em forma de xampu, condicionador, anti-frizz, sérum, máscara de tratamento ou óleo puro.  Em contra partida, por ser raro, o óleo de Ojon ainda conta com um preço muito elevado.

Puro, em máscara ou sérum e anti-frizz

  • Estando puro, deve ser aplicado com os fios ainda molhados antes do secador, chapinha ou babyliss e funciona como um protetor térmico.
  • A máscara de tratamento é indicada para fios ressecados pela progressiva, com tintura ou cacheados (naturalmente mais secos). Deve ser aplicada apenas uma vez por semana, porém deve-se aumentar o espaçamento entre as aplicações, caso note que o cabelo ficou mais pesado.
  • O sérum e o anti-frizz podem ser usados, também, no cabelo seco, para acabar de vez com fios arrepiados. O brilho e a maciez tornam-se visíveis até mesmo em cabelos oleosos ou sem danos. Uma maneira de aplicar o óleo é usando algumas gotas em colorações, descolorações ou escovas progressivas.

Outros meios de utilização do óleo de Ojon

Também pode ser aplicado com hidratações e máscaras. Esse é o óleo que toda mulher precisa ter em casa e todo cabeleireiro precisa em seu salão, pois ajuda a criar uma blindagem contra danos causados por químicas aplicadas ao cabelo.

Decidiu utilizar o produto?

Procure um profissional que tenha acesso ao óleo de Ojon e peça mais dicas de cuidados específicos para as suas madeixas. Se puder, faça todo o tratamento capilar acompanhada por ele e sempre notando bem o que está sendo modificado positivamente nos fios. No final, arrase com o resultado maravilhoso em que o seu cabelo irá ficar!

Veja mais!