Óleo de camomila para pele e cabelos

Que a camomila é um excelente calmante, todo mundo já sabe, certo? Mas você sabia que a camomila carrega muitos benefícios para a pele…


Que a camomila é um excelente calmante, todo mundo já sabe, certo? Mas você sabia que a camomila carrega muitos benefícios para a pele e para os cabelos? Confira abaixo alguns dos benefícios do óleo de camomila e aprenda a usá-lo para deixar seus cabelos ainda mais lindos, assim como sua pele.

Benefícios para pele e cabelos

Óleo de camomila para pele e cabelos

Foto: Reprodução

A camomila é uma erva de aroma intenso, calmante e digestiva. Mas quais são seus benefícios para os cabelos e para a pele? O chá de camomila, tradicional, pode ser usado para aplicação nos cabelos trazendo resultados de clareamento e realce do dourado nos fios. Ainda para os cabelos, o óleo de camomila pode ser usado como tratamento natural, sendo aplicado para criar uma camada que sela os fios aumentando a hidratação, devolvendo o brilho e protegendo o couro cabeludo de inflamações. Quando usado em compressas frias, pode ajudar ainda a diminuir o inchaço dos olhos – resultante de cansaço, choro ou outras causas –, além de suavizar as olheiras.

Pode ser usada ainda para curar infecções da pele, para aliviar queimaduras, úlceras, furúnculos e feridas, ajudando também no tratamento de pele hipersensível, acne, pé-de-atleta, herpes, dermatite, psoríase e alergias. Nos cosméticos, é usada para melhorar a elasticidade da pele, deixando-a mais firme e bonita, além de possuir propriedades cicatrizantes e hidratantes que fortalecem o tecido cutâneo e o protegem do ressecamento.

Outros benefícios

O óleo de camomila é indicado também para alívio de dores musculares, dor de cabeça, enxaquecas, dores de dente e dores provenientes de reumatismo, podendo ser usado ainda como um excelente calmante. Pode ser aplicado nas gengivas do bebê quando estiverem nascendo os dentes, aliviando as dores e a coceira, além de ser útil no tratamento de cólicas e diarreia.


Óleo de camomila para pele e cabelos

Foto: Reprodução

Como usar?

Você pode usar o chá de camomila nos cabelos para atingir os efeitos indicados acima, mas para potencializar seus benefícios, use o óleo. Misture em um creme para os cabelos e aplique, deixando agir por, aproximadamente, 15 minutos. Enxágue em seguida. Para a pele, aplique pequenas quantidades massageando a região e, em caso de clarear olheiras e diminuir o inchaço dos olhos, umedeça um pano em água com o óleo e faça compressas geladas.

Contraindicações e precauções

Antes de usar o óleo de camomila, faça um teste de sensibilidade. Para isso, aplique uma quantidade pequena do óleo na parte interna do braço e deixe por um período de, aproximadamente, uma hora. Passado esse período, se não houver irritação, continue o uso. Caso observe alguma irritação ou sensibilidade, interrompa imediatamente o uso.

O óleo de camomila é contraindicado apenas em casos de intolerância individual, normalmente não causando alergias ou quaisquer outras reações adversas.