Por Pollyana Batista em 14/11/2016

Usar lentes de contato é o desejo de milhares de pessoas ávidas por se livrar dos óculos. Mas substituir um pelo outro não é fácil, pois o período de adaptação gera medo e diversas dúvidas.

Por isso, se você está pensando em usar lentes pela primeira vez ou se já faz uso delas para fins estéticos, a oftalmologista Liane Touma Falci vai esclarecer os principais mitos sobre o seu uso.

Mito 1: Lentes incomodam

Esse é um grande mito, pois atualmente as lentes de contato são feitas com técnicas modernas que proporcionam conforto às pessoas que usam. As peças não causam a sensação de atrito com as pálpebras.

oftalmologista-desvenda-8-mitos-sobre-lentes-de-contato

Foto: depositphotos

Mito 2: Criança não pode usar lentes

De acordo com a oftalmologista Liane Touma Falci, não existe idade mínima para usar lentes de contato. Mas, é preciso autorização médica e supervisão dos pais para fazer um bom uso das peças.

Mito 3: Todas as lentes de contato são duras

Isso é um grande engano. Atualmente existem lentes de contato mais duras ou mais gelatinosas. Porém, somente o oftalmologista poderá indicar o tipo mais adequado.

Mito 4: Não posso usar maquiagem quando estou de lentes

Você pode usar maquiagem sim. Entretanto, você deve colocar as lentes antes de começar a se maquiar. Em seguida pode se maquiar a vontade. O contrário acontece quando você for remover a maquiagem, deve fazer isso somente depois de retirar suas lentes.

Mito 5. Posso dormir de lentes de contato

Apesar de toda a tecnologia e do emprego de materiais confortáveis os quais são feitas as lentes de contato, a oftalmologista não aconselha que você durma com lentes de contato. Segundo Liane Touma Falci, apesar dos novos formatos permitirem a oxigenação da superfície ocular, o ato de dormir com as lentes ainda pode causar infecção. Por isso é melhor evitar.

Mito 6. Não posso praticar esportes com lentes de contato

Se você costuma praticar esportes, o ideal é informar isso ao seu oftalmologista, ele poderá prescrever lentes mais gelatinosas, as quais não vão interferir na sua prática esportiva.

Mito 7. Lentes só corrigem miopia

De acordo com a especialista, vários problemas podem ser corrigidos com o uso das lentes de contato, como por exemplo: hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e a miopia.

Mito 8. Posso ficar muito tempo com minhas lentes de contato

Existem hoje no mercado muitas lentes descartáveis. Alguns especialista preferem elas pela praticidade, pois você as usa durante um dia e depois é só jogá-las fora. Isso diminui consideravelmente qualquer tipo de infecção ou problema causado pelo uso prolongado das lentes de contato.

Veja mais!