Por Ana Ligia em 06/02/2017

O verão é uma das estações do ano mais aguardadas e queridas, graças às viagens para praia, banhos de piscina, sol e muito descanso. Mas, tem quem não sinta tanto amor assim pela época: os seus cabelos e pele.

Com tanta água salgada, cloro, sol intenso e ventos fortes, as madeixas e derme são muito prejudicadas.

Mas não é preciso deixar de aproveitar a época com medo dos danos. Existem produtos feitos à base de silicone que evitam que o fio fique ressecado e ainda protegem a pele.

Benefícios do silicone para os cabelos e pele

Descubra o que os produtos à base de silicone fazem com sua pele e cabelos

Foto: depositphotos

Filtro solar

Os filtros solares são produtos que saem facilmente na água, perdendo assim, toda a proteção prometida. O silicone ajuda a fortalecer a resistência do produto dentro do mar e piscina, pois tem agentes que garantem durabilidade de 80 minutos na água.

Geralmente os protetores solares possuem uma forte carga de filtros químicos para que consigam impedir a passagem da radiação ultravioleta. Graças a isso, muitas vezes eles são produtos oleosos e deixam uma sensação “grudenta” na pele, especialmente em lugares de clima quente.

Ao adicionar silicone à fórmula, o filtro solar ganha um toque mais seco e sedoso, impedindo o acúmulo de oleosidade na pele.

Além do silicone ser algo que repele à água naturalmente, ele não causa a obstrução dos poros, permitindo que a pele “respire” normalmente.

“Além disso, como o silicone reduz a ‘pegajosidade’, típica de cremes oleosos, devido a sua baixa tensão superficial, ele pode atuar como um repelente à areia, auxiliando com o efeito de ‘livre areia’”, afirma o coordenador da Comissão Setorial de Silicone da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Irineu Bottoni.

Shampoo

Shampoos que possuem silicone na formulação ajudam a limpar os cabelos e couro cabeludo, deixam os fios macios, com brilho e mais fáceis de pentear.

Condicionadores

E a maciez, facilidade de pentear e o brilho são efeitos intensificados nos condicionadores que contêm silicone. Quando tornamos o ato de pentear mais fácil, acabamos minimizando a quantidade de fios quebrados.

É normal lavarmos os cabelos com mais frequência no verão. O silicone ajuda na proteção da cor durante a lavagem e também protege os fios do calor, no caso do uso de secador.

Finalizadores para cachos

E o silicone também é algo que pode trazer benefícios mesmo quando não estamos no verão. Chuvas frequentes significam ar mais úmido, o que é ótimo para a saúde, mas um terror para os fios, pois isso é um grande sinônimo de cabelos rebeldes. O silicone ajuda a deixar as mechas mais disciplinadas, mantendo uma aparência natural.

Tinturas

O silicone fortalece a permanência da tintura sob os fios, possibilita um tingimento uniforme e garante a melhor fixação da cor e maciez.

Veja mais!