Por Daiane Silva em 21/10/2011

Num barzinho, o homem sentado na banqueta ao balcão do bar, coloca as chaves de um lado, o celular de outro e a carteira de cigarros à sua frente, afrouxa a gravata, escora um dos cotovelos no balcão e bebe um uísque enquanto olha calmamente ao redor. O que ele está dizendo? Como assim, você pode pensar, ele não está falando com ninguém, como saber?

Simples. O corpo e as atitudes dizem muito sobre o que a pessoa sente e pensa, isso se chama, em neurolinguística, de linguagem corporal. Esse homem do bar, por exemplo, é um homem que necessita demarcar seu espaço, por isso distribui seus objetos à sua volta e afrouxa a gravata, se pondo à vontade para começar a “explorar” o ambiente.

Paquera

Embora não sejam universais ou lógicos, os sinais corporais, rosto, boca, jeito de se mover, de sentar, de pegar o copo, postura e até mesmo corte de cabelos, roupas e tipo de óculos, costumam revelar muito sobre as intenções de alguém, ou sobre quem é, por isso, na hora de paquerar, a tal “química” começa com essa troca de informações que acontece mesmo antes de um contato verbal. Para saber transmitir a mensagem certa durante uma paquera, é importante aprender o que certas posturas significam.

Segundo o autor do livro “Amor e Sedução Para a Mulher do Século XXI”(Jardim dos Livros,2010), Sérgio Savian, essa técnica de se expressar e tentar decifrar os outros exige muita paciência e não é fácil. O bom é ir treinando, observando com atenção as pessoas e tentando o básico, como por exemplo, ao olhar um rapaz, perceber se ele pode ser do tipo mais calmo, mais agressivo, mais agitado. Outra coisa para quem quiser treinar a expressão corporal, é fazer aulas de dança ou teatro, onde se pode exercitar muito a linguagem do corpo.

Observe alguns sinais reveladores na hora de paquerar alguém

Decifre os Homens

  • BRAÇOS CRUZADOS em frente ao peito, significam tédio ou, em alguns casos, reserva, a pessoa não está com vontade de se aproximar.
  • PASSAR A MÃO NOS CABELOS  é algo que alguém que quer seduzir costuma fazer!
  • APOIAR A CABEÇA NAS MÃOS pode significar tédio ou interesse, observe mais alguns sinais para saber do que se trata.
  • MÃOS NOS BOLSOS significa que a pessoa não está confortável com a situação
  • BOA POSTURA  significa determinação, segurança, alguém que sabe o que quer.
  • MÃOS NA CINTURA são sinal de desafio.

Agora, algumas situações para serem interpretadas numa balada

OLHOS SÓ PARA VOCÊ

Os homens não são sutis quando tem interesse, eles olham fixo e, se estiverem a fim, pegam no braço, enfim, encostam em você.

NÃO MUITO ENTUSIASMADO

Se ele não se volta completamente para você ou coloca algo entre vocês, como um copo, por exemplo, significa que ele não está muito entusiasmado com a paquera. A mão no bolso, inclusive, mostra certo desconforto.

ELE NÃO É SEU NÚMERO

Ele se inclina em sua direção, as pernas levemente separadas, o que mostra que é seguro de si, gesticula para chamar sua atenção, mas você não está interessada, por isso, o melhor modo de demonstrar é cruzar os braços em frente ao peito.

Dicas de Linguagem Corporal

SUFOCANTE!

Se ele vem cada vez mais para perto, deixando um mínimo espaço entre vocês e você não vê a hora de sumir de suas vistas, a melhor maneira é segurar o copo com as duas mãos e inclinar o corpo na direção oposta.

INSEGURO

Se você está enclinada em sua direção, com as mãos relaxadas no colo, mas ele não para de mexer nas próprias mãos, demonstra nervosismo, quem sabe insegurança por ter alguém tão fascinante quanto você por perto…

CONSTRANGIDOS

Ela, as mãos entrelaçadas em frente ao peito, ele, tronco meio de lado, tentando manter a distância com os ombros. Talvez um drink ajude-os a se soltarem…

CHEGA PARA LÁ

Aquele tipo que não tem “desconfiômetro”, mesmo quando você coloca as pernas e os braços para separá-los, vem, se inclina e mantém as pernas abertas, fica tocando seu corpo… para este, o passa-fora deve ser categórico para não haver dúvidas! Diga, por exemplo que está esperando seu namorado chegar.

NEM CÁ, NEM LÁ

Ele está parado, com as mãos nos bolsos, sinal de que não está interessado em desenrolar uma ação mais emocionante com você, mas não importa, já que você está com os braços cruzados em frente ao peito, ou seja, está entediada e nem um pouco a fim do moço.

Veja mais!