Por Pollyana Batista em 25/01/2018

A alimentação é fundamental para você curtir o Carnaval sem prejudicar sua saúde. Por isso, nada mais justo do que você começar a preparação para os dias de folia hoje mesmo. É possível fazer um trabalho preventivo e continuar com atenção especial durante a festa e no período pós-carnaval também.

A nutricionista chefe do Setor de Nutrição e Dietética do Hospital e Maternidade São Camilo, Sílvia Toscano, dá dicas incríveis no site ‘Nutrição em Pauta’. Veja algumas delas.

Alimentando-se bem durante o Carnaval

Beber muito líquido durante a festa

Beber bastante água evita a desidratação durante o Carnaval

A água é aliada da saúde e da folia (Foto: depositphotos)

É certo que estamos falando sobre o que comer no Carnaval, mas por conta da estação quente na qual os festejos acontecem no Brasil, você precisa priorizar a ingestão de líquidos durante a folia para evitar a desidratação.

Comer a cada três horas

Assim como no dia a dia, também se deve comer de 3 em 3 horas durante o Carnaval

Comendo regularmente, você fica nutrido e evita comer muito de uma só vez (Foto: depositphotos)

Sílvia Toscano, nutricionista, afirma que é preciso comer a cada três horas. Esse hábito cotidiano deve ser repetido durante os dias de Carnaval. É um forma de você está bem nutrido e não engordar ou perder peso desnecessariamente.

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Não coma carne

Comer carne pode dar indigestão e, por isso, causar sonolência nos dias de Carnaval

A carne demora a ser digerida pelo organismo (Foto: depositphotos)

O processo de digestão da carne é demorado no nosso organismo. Se você abusar desse tipo de alimento, pode desenvolver uma baita de uma indigestão durante a festa e acabar atrasando o metabolismo, causando lentidão e sonolência.

Não coma gordura

Os alimentos gordurosos devem ser evitados durante os dias de Carnaval

Batata frita é um exemplo de alimento gorduroso (Foto: depositphotos)

Alimentos gordurosos são um perigo para a saúde. Durante o Carnaval é comum a venda desse tipo de alimento que dificulta o trabalho do nosso sistema digestivo e pode arruinar o nosso feriado.

Consuma barrinhas de cereais

As barrinhas de cereais podem quebrar um galho no meio da folia

As barrinhas de cereal são nutritivas e fáceis de transportar (Foto: depositphotos)

Elas são leves, saborosas e nutritivas. As barrinhas de cereais podem quebrar um galho no meio da folia e deixar seu corpo alimentado a cada três horas. Além disso, elas são higiênicas e fáceis de transportar. Coloque algumas na bolsa ou bolso e caia na folia despreocupado.

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Tome sucos de frutas

Intercale a bebida alcoólica com um suco de fruta

Sucos de frutas são nutritivos e hidratantes (Foto: depositphotos)

O Carnaval é uma época de muitos exageros com o álcool. Isso não é bom para ninguém. Porém, se for inevitável, intercale a bebida alcoólica com um suco de fruta. A cada gole, compense com uma bebida natural.

Leve água de coco

A água de coco é muito indicada para tratar a ressaca

A água de coco é rica em potássio (Foto: depositphotos)

A água de coco é uma bebida com poucas calorias, hidratante, nutritiva e deliciosa. Ela é rica em potássio e contém carboidratos de fácil digestão. Por isso é recomendada para tomar durante o Carnaval e também no período pós-folia quando a ressaca chega com força total.

Coma carboidratos

Comer carboidratos é necessário para repor as energias gastas na folia

Um bom exemplo de carboidrato saudável é o sanduíche natural (Foto: depositphotos)

Se você está gastando energia, coma carboidratos. Mas, o ideal é que eles façam parte de uma alimentação balanceada, como um sanduíche natural, que também contenha algumas folhas e verduras. Porém, muita atenção à higiene dos locais que comercializam a comida para evitar infecções. E nada de molhos, pois eles estragam rápido, recomenda a nutricionista.

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Tome um bom café da manhã

Frutas, pães e iogurtes devem compor o café da manhã reforçado

Um café da manhã nutritivo dá energia para aguentar o dia de folia (Foto: depositphotos)

Se você não tem horários certos para cair na folia e muito menos hora para chegar, é melhor prevenir e investir em um ótimo café da manhã. Essa refeição tem que ser rica em frutas e cereais integrais. Aproveite para se alimentar bem, sem pressa e garantir algumas reservas nutritivas até a próxima refeição mais completa.

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