Por Natália Petrin em 08/03/2016

Durante o período menstrual diversas mulheres se queixam da TPM, mas também das espinhas que aparecem nesse período. Mas você sabia que as mudanças hormonais que acontecem durante o período menstrual também afetam seus cabelos? Normalmente esses efeitos não são percebidos por aqueles que usam contraceptivos hormonais da mesma forma. Confira como os períodos alteram os efeitos nos seus cabelos:

Logo após a menstruação

Seus níveis de estrogênio estão altos e a testosterona, responsável pela produção de óleo, diminuiu. A pele e o couro cabeludo vão ficar mais secos, o que para muitas mulheres é algo realmente positivo. Entretanto, se você tem problemas com pele seca, cuidado: hidrate a pele, mas não esqueça dos fios, que merecem uma atenção extra. Não deixe de fazer a hidratação dos fios, que podem, nesse período, ficar secos e opacos. Use máscaras de hidratação intensa e evite lavar tanto os fios. Faça a manutenção com os reparadores de pontas que são fabricados à base de sérum.

Período da ovulação

Durante esse período, o óvulo começa a se movimentar, e isso faz com que o estrogênio seja liberado em maiores quantidades, assim como o hormônio luteinizante, que ajuda estimulando a produção de óleo. Esse vai ajudar a regular a hidratação em falta na semana anterior, ajudando a melhorar o aspecto dos fios. A pele fica mais sensível, portanto, a esfoliação deve ser evitada. Nesse período, evite usar produtos que deixam oleosidade nos fios.

O período menstrual interfere nos cuidados com os cabelos?

Foto: Pixabay

TPM

O óvulo, diante da não-fecundação, está sendo preparado para ser eliminado pelo útero, e há uma grande ação hormonal que traz muitas consequências, como o aumento e a sensibilidade dos seios, cólicas, emoções instáveis, acnes, pele e couro cabeludo mais oleosos, entre outros. Para os cabelos, as vezes só lavar parece não ser o suficiente, por isso, tenha sempre em mãos, nesse período, o shampoo a seco, que ajuda a disfarçar a oleosidade. Nesse período, você pode pintar os fios ou alisar, pois, devido a oleosidade, estarão mais protegidos e ficarão menos secos após a tintura.

Menstruação

Mau-humor, inchaço, cansaço e as vezes até tristeza. Evite tingir e fazer progressivas e descanse os fios. Nesse período, talvez seja útil, ainda, o shampoo a seco. Invista em penteados e evite quaisquer ações que te deixem desconfortável ou agridam os fios.

Veja mais!