Por Débora Silva em 24/11/2015

Ao iniciarem uma dieta de redução de peso, muitas pessoas criam o hábito de se pesar, inclusive mantendo uma balança em casa. Mas será que esta é realmente uma boa ideia para manter o peso sob controle?

Quem já se consultou com um nutricionista e frequenta academia sabe que os resultados vão muito além dos números mostrados na balança e, de acordo com uma pesquisa, pesar-se regularmente pode trazer más consequências para adolescentes e jovens, especialmente do sexo feminino.

Motivos para não se pesar regularmente

Muitos especialistas sugerem que ter uma balança em casa pode ser útil para manter o peso sob controle, no entanto, de acordo com um estudo publicado no Journal of Nutrition Education and Behavior, o hábito de pesar-se com frequência deixa os jovens e adultos mais insatisfeitos com as suas medidas, do que aqueles que não se pesam regularmente.

Os pesquisadores acompanharam 1.868 jovens – homens e mulheres – ao longo de 10 anos e chegaram à conclusão de que o hábito de se pesar desencadeia sintomas depressivos. Após acompanharem os voluntários no momento da pesagem, os estudiosos perguntaram a cada um deles como se sentiram sobre a situação. As respostas foram negativas e, alguns participantes da pesquisa, relataram sentimentos de depressão e problemas com a autoestima.

Nunca mais você deve se pesar. Entenda por quê

Foto: Reprodução/ internet

Os pesquisadores também notaram que as garotas se pesaram mais durante o período e apresentaram sintomas depressivos, baixa autoestima, insatisfação com o corpo e preocupação exagerada com o peso. Outros comportamentos, considerados de risco, também foram percebidos, como tomar laxantes e adotar dietas malucas.

Números além da balança

É importante ressaltar que as medidas vão muito além da balança: se você pratica musculação, o ponteiro pode até subir porque você ganhou músculos, e não gordura. O hábito de acompanhar o peso pode ter diferentes efeitos em cada indivíduo, mas deve-se ter atenção para não se deixar levar pelo número marcado no ponteiro da balança e permitir que se desenvolvam sentimentos negativos. Cabe a você se analisar e perceber se o hábito de se pesar está aumentando a sua ansiedade ou te ajudando na dieta.

Os efeitos negativos parecem ser maiores durante a adolescência, e, por isto, quem tem filhos em casa, deve ter atenção redobrada.

Veja mais!