Por Daiane Silva em 14/12/2011

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais comumente realizadas, fazendo parte das cirurgias mais desejadas por homens e mulheres que sonham em tornar o rosto mais harmonioso. Essa cirurgia serve para redefinir os contornos do nariz e também resolver problemas de anatomia interna, como desvio de septo, por exemplo.

Veja como ficaram os resultados após algumas rinoplastias

Fotos de antes e depois - Scarlet Johansson

Scarlet Johasson, antes e depois da plástica no nariz

 

Fotos de antes e depois - Nicole Kidman

Foto com o resultado da cirurgia da atriz Nicole Kidman

 

Fotos de antes e depois - Megan Fox

Megan Fox, no antes e depois da rinoplastia

 

Fotos de antes e depois - Gisele Bündchen

A top Gisele Bündchen também enfrentou o bisturi

Como é feita a cirurgia plástica

As necessidades de cada paciente farão as diferenças quanto ao método utilizado, o modo como o cirurgião executará a incisão e também o tipo de anestesia utilizado para que a cirurgia seja realizada. Casos em que a modificação a ser feita é pequena, não necessitando intervenções internas, a anestesia é local e o paciente permanece sedado, ou seja, não sente dor, mas permanece consciente durante o procedimento. Noutros, principalmente naqueles em que as correções incluem as partes internas do nariz, a incisão é feita na columela, a cartilagem que divide as narinas e a anestesia é geral. Nesses casos, a cirurgia pode durar até três horas.

Embora toda cirurgia ofereça algum risco, a rinoplastia é considerada uma cirurgia segura e até relativamente simples, principalmente se o paciente seguir as recomendações do médico cirurgião à risca.

Como é a recuperação após a rinoplastia?

  • O paciente pode sair do hospital ou clínica no mesmo dia, acompanhado. O edema (inchaço) é normal, mas nas pálpebras inferiores pode durar até mais de uma semana e podem ocorrer sangramentos controláveis.
  • A sensação de nariz entupido pode ser incômoda, (mas não pode assoar!) e pode haver dor no local ou na cabeça, mas, normalmente são prescritos analgésicos. O repouso, especialmente deitado, deve ser respeitado nos primeiros dias.
  • Normalmente o nariz é coberto por curativo e, se o osso nasal tiver sido quebrado para a correção, o curativo pode ser gessado e será retirado uma ou duas semanas após a cirurgia. Nas semanas após o procedimento, o inchaço e os hematomas vão cedendo e os resultados começam a ficar visíveis.

Veja mais!