Por Pollyana Batista em 18/09/2017

Para muitas mulheres, o processo de emagrecimento é muito doloroso. Isso porque nem sempre o objetivo é alcançado. Isso se deve a muitas influências, inclusive pular as refeições e não ter boas noites de sono. Além disso, o médico Márcio Elias afirma que a falta da vitamina D pode complicar ainda mais a perda de peso.

“Além de estar com a vitamina D equilibrada, para um emagrecimento saudável e eficiente é importante dormir de 8 a 9 horas por dia, já que nesse período nosso corpo transforma a gordura acumulada em energia. Não pular refeições para não comer em excesso na refeição seguinte e evitar situações estressantes”, esclarece o médico.

Um estudo com mulheres, entre 20 e 35 anos, revelou que as mais pesadas e com cintura maiores consumiam pouca vitamina D. O que relacionou a ingestão da substância a um abdômen mais fino e sequinho.

Carência de vitamina D impede de emagrecer

A vitamina D e a perda de peso são aliadas

Perder peso é uma dor de cabeça pra você? Pode ser falta de vitamina D (Foto: depositphotos)

Mas como descobrir se a carência dessa substância no organismo é o que dificulta o emagrecimento? O especialista explica que a melhor forma é fazer um exame chamado 25 – hidroxi. O nível da vitamina D no organismo influencia na absorção de cálcio e no equilíbrio do açúcar no sangue. Além disso, ela é uma espécie de hormônio que metaboliza a gordura do nosso corpo e libera a leptina, outro hormônio que atua na regulação do apetite.

Veja também: Alimentos que toda mulher precisa ingerir para turbinar os treinos

Para saber se a sua dificuldade para emagrecer está relacionada à falta da vitamina D no seu organismo você deve realizar o exame, que pode ser prescrito por um clínico geral, um endocrinologista e até um ginecologista.

As crianças também podem apresentar baixos índices de vitamina D. Para identificar esse problema, elas podem recorrer a um pediatra, que irá acompanhar o caso e solicitar o exame necessário.

Consequências do baixo consumo dessa vitamina

Umas das consequências do baixo consumo de vitamina D tem relação com o funcionamento dos músculos. Eles podem apresentar dificuldades em relaxar e contrair e ainda provocar fraqueza e dores. Isso é grave, pois o indivíduo pode cair, sofrer fraturas e desenvolver uma infecção.

Veja também: Suco detox especial para o verão: confira receita elaborada por nutricionista

Estresse também atrapalha a perda de peso

Outros comportamentos também que podem prejudicar o emagrecimento saudável. O médico Márcio Elias resume: “O estresse libera sustâncias que geram acúmulo de gordura em nosso corpo. Tenha uma rotina saudável e lembre-se: atividade física sob supervisão de um profissional da saúde também deve ser incorporada para melhor qualidade de vida”.

Veja mais!