Por Débora Silva em 31/03/2016

Uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade de Duke, localizada em Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, concluiu que as mulheres precisam de mais horas de sono do que os homens, porque elas gastam mais energia mental diariamente.

Os pesquisadores descobriram que, ao dormirem menos, as mulheres ficam mais zangadas pela manhã, quando comparadas com homens que descansam a mesma carga horária. Além disso, há maior risco de desenvolverem doenças cardíacas, diabetes, depressão e outros problemas psicológicos.

Como o estudo foi realizado?

A pesquisa foi conduzida pelo psicólogo clínico e especialista em sono Michael Breus. Foi realizada a análise dos hábitos noturnos de uma amostragem de 210 pessoas, homens e mulheres de meia-idade, que não possuíam distúrbios do sono. O estudo, que foi feito em conjunto com outros acadêmicos, apontou que 40% dos participantes dormiam menos do que o necessário, apresentando problemas como dificuldade para pegar no sono ou acordar no meio da noite.

A qualidade do sono é medida pela quantidade total de horas de repouso, vezes em que despertamos durante a noite e o tempo que se gasta para adormecer e, se o sono for de má qualidade, pode ter consequências mais graves para as mulheres do que para os homens. De acordo com os resultados alcançados pelo teste, as mulheres que dormem poucas horas sofrem mais com aflições físicas e psicológicas, além das dificuldades para balancear os hormônios, causando problemas cardíacos, diabetes tipo 2 e depressão.

Imagem de homem beijando mulher dormindo em cama

Foto: Depositphotos

A explicação é simples: devido à diferença hormonal entre os gêneros, há uma necessidade de mais horas de repouso para as mulheres. O esforço feito para manter o equilíbrio das cargas emocionais é muito maior quando as mulheres não têm uma noite tranquila de sono.

Muitos fatores biológicos contribuem para essa diferença de horas de sono necessárias entre homens e mulheres, porém, alguns especialistas acreditam que tudo pode ser resumido ao gasto de energia mental, que é maior nelas.

Uma das maiores funções do sono é permitir que o cérebro descanse e se recupere das tarefas cotidianas e, quanto mais se usa o órgão durante o dia, mais ele precisa se recuperar e, consequentemente, são necessárias mais horas de sono. Sim, os pesquisadores consideram que as mulheres usam mais o cérebro que os homens porque costumam realizar muitas tarefas ao mesmo tempo e são flexíveis.

Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

  • É importante determinar uma hora para deitar-se e acordar;
  • O exercício físico (não antes de dormir) pode auxiliar em casos de insônia;
  • Invista em uma cama confortável;
  • Limite a luz ao máximo e evite barulhos;
  • Evite a luz intensa algumas horas antes de deitar;
  • Evite cafeína e refeições pesadas algumas horas antes de ir dormir;
  • Um bom banho quente antes de ir dormir pode ajudar você a relaxar mais.

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