Por Pollyana Batista em 10/02/2017

Quando o alemão Joseph Pilates inventou a técnica, que leva o seu sobrenome, não imaginava que a atividade seria adotada por milhares de pessoas ao redor do mundo.

O pilates é muito mais do que um tipo de exercício, ele é uma filosofia que se baseia em princípios que busca equilibrar o corpo, mente e espírito. Quando equiparados, esse trio traz inúmeros benefícios para quem o pratica.

As mulheres são muito beneficiadas pelo treinamento, pois ele trabalha músculos isolados e/ou exercícios repetitivos, caso o objetivo seja o ganho muscular. A técnica do pilates começa com a concentração, passando pela mente e aumentando a força muscular.

Mulheres, faz bem equilibrar o corpo, a mente e o espírito com o pilates

Foto: depositphotos

Através dele é possível trabalhar o corpo inteiro, como hipertrofia, flexibilidade e beneficiar músculos-esqueléticos. Isso reflete diretamente na qualidade de vida de quem pratica o pilates.

Além disso, os amantes da filosofia garantem que ela ajuda a diminuir o estresse e aumenta a conexão interna, indo além dos benefícios físicos.

O método pode ser empregado em pessoas de diferentes idades. Crianças, por exemplo, podem aumentar a concentração e controlar a hiperatividade. Os idosos também podem recuperar a força, flexibilidade, controle e equilíbrio que tenham perdido em razão de doenças ou da idade avançada. Também ajuda nos problemas trazidos pela osteoporose.

Outro grupo que pode se beneficiar do pilates são aqueles que sofrem de dores na coluna ou que sofreram lesões ortopédicas ou esportivas.

Pilates emagrece?

Essa é uma pergunta constante feita pelas pessoas que precisam emagrecer mas não querem frequentar academia.

O pilates não é uma atividade aeróbica, por isso não atua rapidamente no processo de emagrecimento. Para isso, é preciso combiná-lo com outros tipos de exercícios que queimem bastante calorias, como corridas, esteira ou aulas de dança. Tudo o que lhe faça suar mais.

Mas não custa lembrar que aliado ao pilates ou aos exercícios físicos é preciso manter uma dieta equilibrada, sem o abuso de alimentos industrializados e ricos em açúcar e sódio.

Outra dica importante é contar sempre com ajuda de um profissional especializado na técnica, pois ele saberá balancear o tipo de atividade para que você alcance os seus objetivos.

Vale lembrar que se você tem problemas cardíacos ou de circulação deve consultar o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física, inclusive o pilates. Somente depois de realizar um check up completo você estará apta a iniciar as suas sessões com segurança e certeza da eficácia.

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