Por Nayla Georgia em 23/04/2012

De cor sensual e sabor instigante, os vermelhos morangos não só são deliciosos, mas também trazem muitos benefícios à saúde. É fonte abundante de vitamina C, por exemplo, que é antioxidante e previne gripes, escorbuto (a doença das grandes navegações de anos atrás), infecções e ainda fortalece os dentes e ossos.

Os morangos têm cultivo acentuado entre Fevereiro e a primavera, chegando à feira de frutas com melhor sabor e perfume. Existem mais de 600 variedades cultivadas da fruta, elas diferem no sabor, tamanho e textura. Além das que são cultivadas pelo homem existem os morangos selvagens, que crescem espontaneamente, têm sabor intenso e porte pequeno.

Morangos

Imagem: Reprodução

É indicado o consumo de morangos em caso de reumatismo, gota e também agem contra infecções de garganta e vias urinárias. A fruta é contra-indicada aos indivíduos com problemas renais e de vesícula, não tratados, e não deve ser consumido em excesso, pois pode dar alguma reação alérgica.

Especial!

Os morangos são servidos com o champanhe por conter propriedades que acentuam e otimizam o sabor da bebida, melhorando a sensação de apreciar um bom champanhe.

Propriedades e benefícios do morango

A deliciosa fruta vermelha e cheia de pequenas sementinhas em sua superfície contém uma enorme carga de propriedades nutricionais e terapêuticas. Confira abaixo algumas:

  • Excelente fonte de vitamina C e manganês;
  • Rico em Omega-3, vitaminas K, B2, B5, B6 e B9, Cobre, Iodo, Silício, Potássio e Magnésio;
  • Contém vários açúcares, incluindo frutose e principalmente levulose;
  • Elimina toxinas do corpo, assim, pode ser considerada uma fruta depurativa;
  • Alcaliniza o sangue e reforça a imunidade;
  • Pode ser considerado diurético e laxativo, por suas propriedades laxantes encontradas nas fibras e sais minerais, estimulando o intestino;
  • Possui pouco valor calórico (5 morangos de tamanho médio têm cerca de 24 calorias);
  • Protege contra a artrite reumatoide (por ser rico em vitamina C);
  • A fruta está no topo de uma lista de oito alimentos ligados à diminuição das taxas de mortes pela doença Cancro.

Como se consumir melhor o morango?

Normalmente combinados com chocolate, leite condensado e champanhe e triturados num delicioso suco, podendo assim perder parte de suas propriedades. O morango, como muitas outras frutas, deve ser consumido, preferencialmente, no seu estado natural.

Na hora de comprar a fruta, confira se a cor vermelha é homogênea em toda sua extensão. Caso haja algumas partes esbranquiçadas ou esverdeadas próximo ao pedúnculo, isso pode indicar falta de sabor e um gosto amargo naquela região.

Uma vez adquirido o fruto, evite cortar ou triturá-lo. Ao entrar em contato com o oxigênio, parte das substâncias antioxidantes do morango se perde. Se o fim das frutas for o suco, opte por bebê-lo imediatamente, enquanto suas substâncias benéficas ainda estão ali. Também evite cozinhar os morangos, pois boa parte da vitamina C se perde. Prefira cozinhar ao vapor.

Veja mais!