Por Gabriel Oliveira em 22/08/2012

A cultura japonesa é uma fonte inesgotável de informação e inspirações para a moda. Para o verão, os estilistas decidiram resgatar o conceito dos kimonos e colocar em suas coleções. Para quem ainda não conhece, o kimono é uma peça usada tradicionalmente há mais de 2 mil anos no Japão. Na realidade, o kimono original é composto por várias peças, que formam um conjunto .

Todo esse conceito que temos sobre os kimonos  (ou quimono) vem do século XVI, quando os exploradores ocidentais atracavam seus navios no arquipélago do Japão. De início, os estrangeiros, que não conheciam a língua nativa daquele lugar, foram logo perguntando como se chamava aquilo que eles vestiam. De imediato, eles respondiam: kimono.

A peça já foi um objeto de desejo das mulheres ricas do início do século XX. O responsável por isso foi o estilista Paul Poiret, que fez várias modificações nas vestimentas tradicionais do Japão, propondo uma moda diferente e bastante sofisticada. Para isso, ele começou a fazer releituras dos kimonos, usando tecidos importados do Oriente. Muitos anos após isso, por volta da década de 50 e 60, o movimento hippie também mostrou-se bastante inspirado na cultura japonesa e indígena, com batas e estampas típicas.

Atualmente, o kimono ainda continua presente no mundo da moda, sendo uma das tendências para o verão 2013. Muitas acham uma peça surreal e que não dá para combinar com muita coisa. Entretanto, com algumas dicas é possível montar um look super descolado e estiloso.

Dicas de como usar

  • Por ser naturalmente feito em tecidos leves e fresquinhos, como a seda, o kimono pode substituir facilmente casaquinhos e cardigans em um look de verão. O que torna uma ótima opção para fugir do look tradicional: camiseta, cardigan e calça.
  • Prefira os feitos em tecidos fluidos e levinhos, que têm um caimento super elegante e refrescam o calor do verão. Além disso, deixam o visual bem mais feminino.
  • Você pode usar também com um vestido mais curtinho. Nesses casos, prefira um vestido mais liso e minimalista e abuse das estampas tradicionais no kimono, para deixar as atenções voltadas para ele.
  • Como se trata de uma peça que fica ampla no corpo, opte sempre por combinações mais justinhas, como calças skinnys, saia lápis e tubinhos. Isso ajuda a manter a proporção e equilíbrio da sua silhueta, evitando que você pareça mais gorda ou baixinha visualmente.

Looks com kimono

Kimono com saias

Kimono usado com várias modelagens e comprimentos de saias. | Foto: Reprodução

 

Look para a noite

Look para a noite | Foto: Reprodução

 

Looks com shortinhos jeans

Se quiser um look mais casual, aposte nos shortinhos jeans. | Foto: Reprodução

 

Look para verão

Combinação bem clean – ideal para os dias mais quentes. | Foto: Reprodução

 

Kimono com calça jeans

As calças jeans também são ótimas para usar com eles, por conta de sua versatilidade. Opte pelas mais justinhas. | Foto: Reprodução

 

Kimono com estampa zig-zag

Kimono com estampa zig-zag. | Foto: Reprodução

 

Kimono com vestido

Alguns exemplos de como usar o kimono com vestido. | Foto: Reprodução

 

Look super elegante e étnico

Look super elegante e étnico, combinando texturas e cores. | Foto: Reprodução

 

Looks com shortinhos

Os shortinhos de alfaiataria e os de couro também podem ser usados, basta saber fazer um jogo de cores e contraste com a estampa do kimono. | Foto: Reprodução

 

Look kimono + calça

O mesmo vale para as calças. | Foto: Reprodução

Veja mais!