Por Natália Petrin em 13/04/2016

Às vezes passamos por mudanças de 1 ou 2 kg em pouco tempo e não entendemos o que está acontecendo. Essa situação desagradável não precisa deixar você triste assim, afinal, muitas mulheres passam por isso: inchaço. O inchaço temporário pode ser eliminado em pouco tempo com algumas atitudes bastante simples, confira:

Beba água

Deixe quaisquer outras bebidas de lado e consuma muita água. Isso vai ajudar porque o seu corpo acaba expulsando o estoque, já que está recebendo água suficiente para se hidratar. Com isso você elimina o inchaço resultante da retenção de líquidos.

Ingestão de fibras

Alimentos com fibras ajudam a manter o funcionamento saudável do sistema digestivo, mantendo a sensação de saciedade por um tempo maior. Consumir muita fibra quando não está acostumado, entretanto, pode fazer com que você fique inchada. Por isso, lembre-se: a dose recomendada é entre 20 e 25 gramas ao dia, desde que em conjunto com o consumo de bastante água.

Mastigue bem os alimentos

A mastigação tem papel fundamental no inchaço, já que quando você mastiga os alimentos muito rápido ou conversa muito enquanto está fazendo as refeições, o seu estômago recebe uma grande quantidade de ar junto com a comida. Isso acaba deixando a digestão bastante lenta, além de deixar a barriga inchada.

Imagem de mulher pegando em pele de barriga inchada

Foto: Depositphotos

Diminua a quantidade de sal

Os alimentos ricos em sódio mantêm os níveis dessa substância altos no organismo, o que proporciona a retenção de líquidos na tentativa de equilibrar a corrente sanguínea. Consuma muita água constantemente.

Evite os alimentos que têm álcool de açúcar

Esse é um tipo de adoçante de baixa caloria, mas que pode contribuir para o inchaço do organismo já que alteram o trato gastrointestinal levando a gases, cólicas e inchaço. Os sintomas só levam a crer que trata-se de um alimento difícil de ser quebrado no processo digestivo.

Escolha as frutas e vegetais que vai consumir

Algumas frutas como cerejas, pêssegos, mangas e uvas podem causar inchaço, já que contêm grandes quantidades de álcoois de açúcar. Prefira as amoras, morango, melão e laranja, que são frutas com menos açúcares.

Couve de Bruxelas, brócolis e couve-flor, por exemplo, são alimentos ricos em rafinose, a mesma substância que causa gases quando ingerimos feijão. Por isso geram inchaço. Prefira aqueles com grandes quantidades de água, como abobrinha e pepino.

Livre-se dos carboidratos

Evite alimentos com farinha branca, pois o carboidrato refinado presente nestes favorece o inchaço. Quando as pessoas têm intolerância o quadro tende a piorar.

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