Por Natália Petrin em 09/09/2015

A partir de uma certa idade, as meninas são condicionadas a algo com que vão ter que conviver mensalmente por muitos anos: a menstruação. Apesar de ser incômodo, existem algumas coisas que podem ajudar. Escolher a calcinha ideal, por exemplo, pode ajudar a evitar o desconforto e os vazamentos durante esse período. Se interessou? Então confira!

Como saber qual a melhor calcinha?

É preciso pensar no tecido, na hora de escolher a calcinha durante o período menstrual. As peças de algodão devem ser escolhidas, também fora do período, pois facilitam a transpiração da região íntima. Evite totalmente as calcinhas feitas com materiais sintéticos, como a seda, o elastano e o cetim, por exemplo. Isso porque elas abafam a região, o que pode favorecer irritações na pele e infecções.

Os modelos de calcinha que deixam mais confortáveis e podem ajudar a diminuir as chances de vazamento, são as calcinhas estilo shortinho, as mais largas nas laterais que se ajustam melhor ao corpo. Se você usa absorventes externos principalmente, pois estas irão ajudar a evitar que ele se movimente e saia do lugar durante o dia. Não use calcinhas muito apertadas, nem muito largas. É importante saber qual o seu tamanho.

Menstruou? Saiba quais são as melhores calcinhas para se usar

Foto: Reprodução/ internet

Fio dental, pode?

Mesmo as mulheres que usam absorventes internos devem evitar o uso de calcinha fio dental durante o período menstrual. Na verdade, segundo Dra. Claudia Leitão, a calcinha fio dental não deve ser usada com frequência, uma vez que pode ser prejudicial à saúde. Isso porque aumenta o risco de lesões na região íntima devido à fricção da pele com o tecido. Além disso, o modelo deixa a vulva mais exposta e dificulta a respiração da área íntima.

Saias e segurança

Muitas mulheres evitam saias e roupas claras durante o período menstrual. Se mesmo com essas dicas da calcinha ideal você se sentir insegura, procure usar um short modelador ou de compressão. Além de não marcar na roupa, ele vai garantir maior segurança de fixação do absorvente e, de quebra, ainda vai ter mais uma camada de proteção contra os vazamentos.

Veja mais!