Por Nayla Georgia em 16/10/2012

No universo feminino há semelhanças em todo lugar, mas uma que é bastante curiosa é quando o ciclo menstrual de amigas, irmãs ou outras mulheres próximas é sincronizado. Seja ao mesmo tempo ou durante um período de tempo muito próximo, a menstruação de duas melhores amigas apresenta um grande valor sentimental entre elas, ou seja, há uma ligação muito forte. Contudo, na verdade, a ciência estuda as possíveis causas disso e explica superficialmente de duas maneiras: feromônios ou uma simples coincidência matemática.

As explicações científicas para a sincronização dos ciclos menstruais

Menstruação sincronizada

Foto: Reprodução

Feromônios são a solução?

Substâncias que permitem o reconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos, os feromônios excretados pelo suor, por exemplo, são capazes de suscitar reações específicas de cada tipo fisiológico e/ou de comportamento entre outros membros que estejam próximos num mesmo ambiente. No caso das mulheres, esses feromônios, quando estão relacionados à menstruação, têm um sistema bastante fraco que permite em raras ocasiões que o organismo feminino detecte pelo cheiro que a outra garota está menstruada. No entanto, há casos onde essa substância influencia na sincronização, mas para isso é preciso que os membros estejam bem próximos fisicamente e convivendo em um mesmo ambiente.

Uma complexa coincidência matemática

Tantas pesquisas feitas, mas nenhuma com um resultado concreto indica que a crença popular da menstruação sincronizada não passa de coincidência. Mas tomando um partido mais exato puxado para a álgebra, tal evento se explica pelo fato de que as mulheres de hoje, que têm menos filhos e mais acesso a métodos anticoncepcionais, menstruam cerca de quatrocentas vezes durante toda a sua vida, mesmo levando em consideração os períodos de gravidez e o grau de energia gasto durante a amamentação e/ou prática constante de exercícios. Esse número já seria suficiente para desenvolver essa percepção de sincronia que, considerando um ciclo de 28 dias (lembrando que isso não é regra para todas), o máximo de vezes que duas mulheres conseguem estar juntas sem que estejam menstruadas é de 14 dias. Em média, são sete dias e na metade das ocorrências esse período pode ser ainda menor. Levando em consideração que a menstruação dura 5 dias (podendo variar em cada organismo, geralmente indo de 3 a 7 dias) não é muito surpreendente que amigas tenham os seus períodos sincronizados.

Alguns fatos sobre a menstruação

  • Meninas têm, geralmente, a sua primeira menstruação (menarca) entre as idades de 9 a 18 anos;
  • Passando dos 18 anos e nunca tendo menstruado, pode ser o indício de alguma doença;
  • Ao chegar à menopausa (a partir dos 50 anos na maioria das vezes) a mulher para de menstruar;
  • Os ciclos vão normalmente de 28 dias e o sangramento dura de 3 a 7 dias.

Veja mais!