Por Débora Silva em 24/08/2015

O padrão de sono – denominado cronotipo – de cada indivíduo varia muito e reflete no nosso relógio biológico. Muitas pessoas – e as mulheres estão expressivamente incluídas nesse grupo -, têm uma grande dificuldade de acordar cedo e com disposição, o que pode ser consequência da privação de sono.

Além dos hábitos individuais que foram desenvolvidos com o tempo, dormir e acordar cedo ou tarde pode depender do ambiente e de aspectos genéticos.

Dicas para acordar cedo e bem disposto

Embora o padrão de sono varie de acordo com cada indivíduo, dormir mal e pouco reflete diretamente no rendimento e na saúde, podendo causar problemas de memória, humor, falta de atenção e sonolência.

Melhore a saúde acordando cedo

Foto: Reprodução/ internet

Confira a seguir algumas dicas para acordar mais cedo e disposto:

  • Despertador longe da cama – O botão “soneca” costuma ser bastante usado para quem quer mais uns minutinhos de sono, mas dormir um sono fracionado não é certo. Para evitar isso, coloque o despertador longe da cama.
  • Deixar a luz entrar – A luz do sol é um ótimo indicador para o corpo de que já está na hora de acordar. Uma dica para acordar mais cedo é deixar a janela liberada para a luz do sol antes de deitar-se para dormir.
  • Horários constantes – O nosso organismo é regido pelo ciclo denominado circadiano (“cerca de um dia”), que organiza as suas funções para que ocorram sempre em aproximadamente 24 horas. Ter um horário constante para dormir e acordar ajuda a regular melhor esse relógio biológico.
  • Hábito adquirido – Acordar mais cedo de uma só vez não é fácil, o indicado é fazer pequenas alterações na rotina matinal, como um hábito a ser adquirido. Para isso, comece a se levantar de 15 a 30 minutos mais cedo e vá aumentando sucessivamente nas semanas seguintes, até conseguir acordar no horário desejado.
  • Relaxar antes de dormir – Evite assistir televisão, navegar na internet, jogar videogame e outras atividades estimulantes antes de ir dormir. Quando estiver próximo de ir dormir, separe uma hora para relaxar, com a leitura de um livro ou uma música relaxante.
  • Cuidados na alimentação – Os alimentos também influenciam no sono e alguns deles devem ser evitados à noite. Dentre eles estão o café, chá preto, chá verde e chocolate.

Os benefícios de acordar mais cedo

O padrão do nosso sono também influencia o nosso metabolismo, por meio da produção de vários hormônios, sendo que alguns deles são liberados após algumas horas de sono, e outros são produzidos após horas acordados.

De acordo com estudos, as pessoas que dormem até mais tarde estão mais propensas a desenvolverem diabetes, síndrome metabólica e perda de massa muscular. Isto ocorreria porque as pessoas que dormem até mais tarde não teriam os seus hormônios liberados nos horários e ritmos certos. Assim sendo, um dos benefícios de levantar mais cedo é manter o ciclo hormonal mais ajustado, controlando os níveis de açúcar e do cortisol e regulando o metabolismo.

Além de evitar problemas de saúde, acordar mais cedo pode proporcionar outros benefícios, tais como ver o sol nascer, ter tempo de tomar um café da manhã com calma, organizar as ideias, praticar algum ritual para agradecer o dia e preparar-se co mais tempo para o dia que está começando.

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