Por Lia Vieira em 24/11/2014

Os chás são ótimos aliados para quem busca perder peso rápido e com saúde. Durante muitos anos o chá mais procurado para atingir este objetivo, foi o chá verde, que é termogênico, isto é, acelera a queima de gordura do organismo. Atualmente o chá verde acaba de ganhar um concorrente à cima de sua altura, se mostrando ainda mais eficiente, o chá matcha.

Matcha

O chá matcha é extraído da mesma planta que o chá verde, a Carmelia sinensis, porém seu sabor é diferenciado, é mais suave e concentra ainda mais antioxidantes que o chá verde. A quantidade de antioxidantes por grama do chá matcha versão em pó, é tão grande que supera até mesmo a goji berry, uma fruta famosa por conter muito antioxidante, protegendo ainda mais as células dos radicais livres.

Matcha - Conheça os benefícios desse chá antioxidante

Foto: Reprodução

O segredo

Seu principal segredo está na colheita da planta, isto é, um mês antes, os canteiros são cobertos com lona, que protegem as plantas contra a luz solar, a planta se defende produzindo mais clorofila e o aminoácido L-teanina, que ajuda a reduzir a ansiedade, estresse e com isso a compulsão alimentar.

Principais benefícios

O chá matcha possui elementos termogênicos, que aceleram a queima de gordura, para obter este benefício, são indicados duas ou três xícaras de chá matcha por dia. O pó do chá matcha, também pode ser adicionado em outros alimentos, como suco, iogurte, bolos e sorvetes.

Ele possui 70 vezes mais antioxidantes que um suco de laranja e nove vezes mais betacaroteno que o espinafre. Realizando o seu consumo acompanhado de exercícios físicos, sua queima de calorias aumenta em até 25%, o consumo também ajuda na recuperação muscular, ideal para ser ingerido durante atividades físicas.

Consumo recomendado por dia de chá matcha

O matcha é um pó verde que pode ser utilizado principalmente para o tradicional chá, como também pode ser misturado em outros alimentos (como vimos acima). De acordo com os nutricionistas o consumo recomendado é de 15 a 20 gramas de matcha por dia. O matcha pode ser encontrado em qualquer loja de produtos naturais, em todo o Brasil.

Matcha - Conheça os benefícios desse chá antioxidante

Foto: Reprodução

Modo de fazer o chá matcha

Ferva a água separadamente, mantenha a temperatura de mais ou menos 70°C. Adicione o pó de matcha em uma xicara ou tigela, despeje a água quente e mexa rapidamente, diluindo o chá. Adoce a gosto ou consuma o chá naturalmente.

Veja mais!