Por Nayla Georgia em 25/04/2012

Milhares de anos se passaram, mas as massagens continuam fazendo parte da vida das pessoas. Originária da Índia, a massagem ayurvédica é aplicada como hábito cultural diário em seu país de origem, mas chegou ao Brasil e já faz sucesso. Em algumas culturas ela é utilizada como fonte de cura, saúde e harmonia.

O nome “ayurveda” em sânscrito tem significado literal de vida e conhecimento, sendo ayu = vida e veda=conhecimento. É a sistematização dos princípios da vida, a ciência da longevidade e do viver bem. Ela atesta que a normalidade deverá ser avaliada individualmente, por que cada ser humano manifesta seu próprio e particular funcionamento e temperamento. É uma técnica que busca restaurar o equilíbrio funcional de cada indivíduo.

Massagem ayurvédica

Alivie dores, rejuvenesça e nutra sua pele com esta terapia | Imagem: Reprodução

Procedimentos da Ayurveda

Em uma abordagem terapêutica são utilizados diversos procedimentos, como: dieta, exercícios físicos, meditação, cirurgia, psicologia, plantas medicinais, gemoterapia e aromaterapia. A grande parte da população mundial tem problemas de estresse que refletem na mente e no corpo. Essas pessoas buscam na prática Ayurveda ter de volta a harmonia em suas vidas.

Na massagem ayurvédica é recomendado o uso de óleos vegetais durante a massagem ou ervas para que sejam alcançados melhores benefícios. Como os óleos contêm proteínas e carboidratos que são absorvidos pela pele, podem ajudar a retardar o envelhecimento, mantendo o organismo vivo e evitando radicais livres.

Óleos

Devem ser escolhidos de acordo com o tipo de desequilíbrio que predomina no paciente, em função de suas necessidades e até mesmo de acordo com as estações do ano. Abaixo seguem alguns exemplos.

  • Óleo de mostarda: Alivia dores musculares, a congestão e a lentidão corporal, também aumenta o calor do corpo e, em caso de dores nas articulações e reumatismos, a associação do óleo com a cânfora traz bons resultados.
  • Óleo de gergelim: Utilizado para alterações do sistema nervoso, inchaços, pele seca, nutrição dos cabelos e reumatismo. É um tônico nutritivo, emoliente, rejuvenescedor. Utilizar o óleo de gergelim nos pés acoplado a uma massagem antes de dormir, relaxa e induz ao sono profundo.
  • Óleo de Coco: Nutre os pulmões e a pele, reduz as inflamações e ajuda muito a psoríase e eczemas.
  • Óleo de Amêndoas: É expectorante e emoliente, além de ótimo para os músculos e pele, aumenta a vitalidade, bom para os rins, alivia as dores de tensões musculares.

É do Rio de Janeiro ou São Paulo? Descubra onde fazer o tratamento

Rio de Janeiro

– Nirvana Spa – enirvana.com.br

São Paulo

– Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala – naradeva.com.br

– Spa L’Occitane

– Spa Shishindo

Veja mais!