Por Daiane Silva em 11/08/2011

Quem tem a pele oleosa ou mista (oleosidade em determinados pontos do rosto), tem sempre a pele gordurosa, o que causa uma sensação desagradável. A pessoa está sempre com a impressão de que está com o rosto sujo. Outro problema para quem tem a pele assim, é a formação de acne com muita facilidade, assim como cravos, o que incomoda demais!

Causas da oleosidade

A razão da oleosidade é que as glândulas sebáceas produzem mais sebo do que o necessário, tornando a pele gordurosa. Por causa disso, algumas pessoas cometem o erro de tentar desengordurar demais a pele, o que causa o efeito contrário, estimulando uma produção ainda maior por parte das glândulas. Procure não esfregar as mãos no rosto e nem ficar lavando demais, se achar que está gorduroso, passe um lencinho de papel sem esfregar.

Fique com a pele bonita, sem espinhas e cravos!

Limpando a pele

A limpeza da pele oleosa deve ser bastante cuidadosa, evitando-se usar sabonetes muito ácidos ou muito alcalinos, dê preferência aos mais neutros. Usar tônicos à base de camomila, hamamélis, hortelã ou calêndula, também produz um ótimo efeito antiinflamatório. Qualquer produto usado nesse tipo de pele deve ser preferivelmente em forma de gel e loções não oleosas. Também há um recurso muito válido e prático, além de ser econômico para limpar a pele: as máscaras caseiras! Você pode usar produtos que tem em casa ou fáceis de encontrar e terá um cosmético natural.

Receitinhas caseiras

+ Receita 1

Ingredientes:

  • 1 copo de iogurte desnatado
  • ½ abacaxi batido no liquidificador
  • 1 clara de ovo batida em neve
  • 1 colher de sopa de erva-doce em sementes.

Como fazer:

Misture levemente as claras ao iogurte e acrescente o abacaxi e as sementes de erva-doce. Aplique no rosto, pescoço e colo limpos uma camada generosa e homogênea. Aguarde 20 minutos, retire a máscara com água fria, enxaguando bem.

 

+ Receita 2

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de polpa de pepino
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de levedo de cerveja

Como fazer:

Misture todos os ingredientes. Limpe o rosto com o sabonete específico para pele oleosa, depois aplique a máscara facial evitando a área dos olhos e deixe agir por 20 minutos. Retire com bastante água fria.

 

+ Receita 3

Ingredientes:

  • Farinha de aveia
  • Água

Como fazer:

Misture uma quantidade pequena de farinha de aveia (que você ache suficiente para passar em todo o rosto e pescoço) com água suficiente até formar uma pastinha. Aplique e deixe descansando por uns quinze minutos. Após, retire com água fria e seque delicadamente com toalha macia.

Veja mais!