Por Débora Silva em 30/11/2015

A pele do rosto é muito delicada e necessita de constantes cuidados no dia a dia para que se mantenha bonita e jovem. Além da limpeza, hidratação e o uso de protetor solar, a esfoliação também é um hábito de beleza que faz parte dos cuidados com o rosto.

A esfoliação do rosto

O hábito de esfoliar o rosto pode contribuir para que as marcas do tempo demorem a aparecer e também suaviza a textura da pele, proporcionando-lhe uma aparência mais macia. A esfoliação do rosto limpa profundamente a pele, ajudando na eliminação das células mortas, do excesso de gordura e outras impurezas que possam causar um mau aspecto.

Embora seja um cuidado de beleza importante, a esfoliação deve ser feita apenas ocasionalmente. Podemos encontrar à venda diversos tipos de produtos esfoliantes, no entanto, existem alguns ingredientes naturais que podem ser utilizados no preparo de máscaras caseiras. Confira a seguir algumas máscaras caseiras para esfoliar o rosto:

Receitas de máscaras caseiras para esfoliar o rosto

Aprenda máscaras caseiras para esfoliar o rosto

Foto: Reprodução/ internet

Máscara de aveia e mel

A máscara caseira preparada com aveia e mel é indicada para eliminar as células mortas da pele e proporcionar uma melhor aparência.

Ingredientes:

– 2 colheres de aveia;
– 1 colher de chá de mel.

Modo de preparo:

Misture bem os ingredientes e aplique a máscara cobrindo todo o seu rosto, que já deve estar úmido. Deixe a máscara agir pelo período de 20 minutos e, após isto, retire com água morna e leves massagens circulares.

Máscara de café

A máscara caseira de café é um dos esfoliantes naturais indicados, pois facilita a eliminação de impurezas.

Ingredientes:

– 1 colher de café granulado;
– 3 colheres de creme hidratante.

Modo de preparo:

Após misturar os dois ingredientes em um recipiente, aplique a máscara no rosto fazendo leves massagens circulares. Deixe agindo por cerca de 10 minutos e, após este período, enxágue bem.

Máscara de mamão

O mamão é uma fruta com propriedades hidratantes e, por isto, é indicado no preparo de máscaras esfoliantes da pele.

Ingredientes:

– 2 colheres de polpa de mamão;
– 2 gotas de óleo essencial de lavanda;
– 1 colher de mel;
– 1 colher de confrei em pó.

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até formar uma pasta. Depois disso, aplique por todo o rosto e deixe agir pelo período de 10 a 15 minutos. Para remover a máscara, enxágue bem e com movimentos suaves.

Máscara de amêndoas e aveia

A aveia é um dos cereais com ótimos nutrientes que apresentam muitos benefícios à nossa saúde, sendo um dos ingredientes mais utilizados na cosmética, devido ao seu poder esfoliante. Também junto com as amêndoas, o cereal pode ser usado na produção de uma máscara esfoliante que também contém propriedades hidratantes e age como um tonificante.

Ingredientes:

– 50g de aveia;
– 2 colheres de chá de amêndoas;
– 1 colher de chá de creme hidratante;
– 2 gotas de óleo de essência de rosas.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes no liquidificar até formar uma pasta. Após isto, aplique o creme por todo o rosto e deixe agir durante 15 minutos. Após este período, retire a máscara esfoliante com o auxílio de um lenço úmido.

Máscara de abacate e iogurte

Além de ser uma ótima fruta para o organismo, o abacate é um excelente ingrediente para tratar a pele, pois ajuda no seu rejuvenescimento, na prevenção de rugas e age contra manchas, além de proporcionar uma luminosidade e hidratação extra.

Juntamente com o iogurte, o abacate pode ser usado como um esfoliante natural do rosto que auxilia na eliminação da pele, deixando-a mais hidratada.

Ingredientes:

– 1 abacate maduro;
– 3 colheres de iogurte natural.

Modo de preparo:

Primeiramente, triture a polpa do abacate. Depois disso, adicione o iogurte natural e forme uma pasta. Aplique a máscara e deixe agir durante 15 minutos. Para removê-la, utilize um lenço úmido.

Máscara de soro de leite e sal

Esta máscara esfoliante é indicada para fechar os poros abertos e eliminar o excesso de gordura na pele.

Ingredientes:

– 3 colheres de soro;
– 1 colher de sal.

Modo de preparo:

Misture os dois ingredientes até que se forme uma pasta. Após isto, aplique a máscara em todo o rosto, realizando leves massagens circulares.

Veja mais!