Por Nayla Georgia em 11/06/2014

Embora ainda pouco conhecida, a lanolina pode ser bastante eficaz na hidratação de cabelos. Obtida a partir da limpeza de lã de carneiros, essa maravilha natural que aparenta uma graxa amarelada é muito usada nas grandes indústrias cosméticas, que aproveitam a lanolina na composição de vários produtos. Sejam sabonetes, hidratantes, xampus e condicionadores, ou até mesmo amaciantes de roupas, por exemplo, essa graxa tem tudo para ganhar cada vez maior destaque.

As maravilhas que a lanolina faz para tratar dos cabelos!

Foto: Reprodução

Como a lanolina cuida dos cabelos?

Sendo produzida pelas glândulas sebáceas de carneiros, a lanolina resulta em uma graxa bastante hidratante. Diariamente sofremos com ações externas que atingem nossos cabelos e os danifica, como o vento, a poeira, o sol, a água do mar ou da piscina, por exemplo. Por isso, é importante que estejamos sempre hidratando e protegendo nossas madeixas para que elas se mantenham saudáveis. Ela pode ser usada como condicionador para os fios e também para o couro cabeludo. Seu efeito será de hidratação e proteção, já que criará uma “superfície” que irá proteger os fios de fatores externos.

Quem pode usar?

Geralmente as moças com cabelos cacheados e crespos com fios grossos usam a lanolina como pomada e fixador dos fios, entretanto ela não só serve para isso. Entretanto os cabelos de fios grossos, cacheados ou crespos, são os mais indicados para usar a lanolina.

Quem não pode usar?

Moças de cabeleiras finas e lisas podem se dar mal com a lanolina. Isso pode vir a acontecer porque essa graxa natural poderá deixar o cabelo com aspecto oleoso e “duro” esticado para baixo. Caso esse seja o efeito desejado no penteado, tudo bem, né? Mas em, geral, quem tem essas características é melhor apostar em outros produtos.

Outros benefícios da lanolina

  • Ainda tratando de cabelos, pode ser uma alternativa para quem pretende devolver a gordura natural dos cabelos que foi perdida, especialmente, por tratamentos químicos;
  • Hidrata e protege, além de ser utilizado em alguns medicamentos para tratar feridas e promover a cicatrização;

É emoliente e aumenta a elasticidade da pele. Por isso, muitos médicos indicam a lanolina para hidratar os mamilos das mamães no período de amamentação, pois assim irá evitar rachaduras e dores.

Veja mais!