Por Pollyana Batista em 30/03/2017

A maioria das mulheres adora uma maquiagem! Mas é bem verdade que quanto mais batons temos, menos nos preocupamos em observar a data de validade deles! Mas isso é importante e devemos mudar esse hábito agora mesmo! Sua maquiagem está vencida? Veja agora os malefícios que isso pode causar, segundo as explicações de Rodrigo Kury, farmacêutico e diretor técnico de uma marca de cosméticos Ecenne.

Como a maquiagem vencida se torna uma inimiga para a saúde?

Isso acontece, pois quando o produto está com a validade expirada, a “quantidade de corante potencialmente alergênica é maior. Esses cosméticos muitas vezes entram em contato com os lábios, uma área conhecida como epitélio de transição, sendo muito mais fina e delicada e por isso mais sujeita a agressões, irritação e infecção por fungos”.

Existem alguns tipos de produtos mais perigosos?

Segundo o especialista, os produtos que são aplicados nos olhos ou nas mucosas são os mais arriscados. “A pele já tem um sistema de defesa e uma microbiota muito eficaz de proteção contra bactérias e ácidos, mas os olhos e as mucosas são mais desprotegidos”.

O campeão de reclamações é o lápis de olhos: “Ele pode causar uma hipersensibilidade local que pode irritar a região e fazer com que a glândula tente se livrar daquele depósito de pigmento; e além disso, o lápis pode provocar um processo inflamatório pela presença da sujidade que obstrui o ducto de saída da glândula, criando uma inflamação como o terçol”.

Há alguns indícios de que o produto esteja vencido?

Existem alguns indícios os quais você precisa observar, caso não consiga encontrar a data de validade. (Em tempo: muitas vezes a data fica na caixinha que você jogou há tempos…). Duas características são fundamentais, são elas:

– Cor: é uma das primeiras coisas que mudam, por conta da oxidação. Observe se o seu produto está mais escuro;
– Textura: alguns produtos talham ou separam as substâncias, como um pouco de água em cima e o restante depositado na parte inferior;

Maquiagem vencida? Para tudo! Veja agora os malefícios que isso pode causar

Foto: depositphotos

O que o uso de uma maquiagem vencida pode causar?

“O pH pode alterar drasticamente, queimando o local de aplicação; ou pode também haver contaminação bacteriana que, por sua vez, contamina o usuário. E tudo pode acontecer ao mesmo tempo”. Acne, dermatites e infecções podem ser algumas das consequências.

Quais são as dicas mais importantes para evitar problemas causados pela make?

“Não armazene as maquiagem no banheiro; não compre muita maquiagem para evitar que as mesmas fiquem vencidas; não esqueça de lavar os acessórios, como pinceis e nécessaire”.

Qual é a validade média de cada produto?

– Três meses: rímel e creme de olhos;
– Seis meses: base;
– Oito meses: corretivo;
– Um ano: pó de rosto, sombras, gloss e batom, blush em creme, lápis de olhos, sobrancelhas e lábios, cremes de rosto hidratantes, de limpeza e demaquilantes, tônicos de rosto e filtro solar;
– 2 anos: blush em pó e pó bronzeador.

Veja mais!