Por Helena Emília em 03/04/2012

Uma maquiagem feita com as técnicas certas é de suma importância para aquelas que desejam ressaltar seu melhor e disfarçar as normais imperfeições que toda mulher tem. Destacar olhos pequenos nunca pareceu fácil. Há milhares de tutoriais de maquiagem espalhados pela web, porém, nunca é priorizado este tipo de caso, que também engloba as orientais. Entretanto, deixar bonito e valorizado os olhos pequenos é tão fácil quanto todos os outros, basta estar munido de dicas poderosas e muito bom gosto. Então, você que possui esta dificuldade, siga-nos neste post enriquecido de dicas!

Dicas amigas

Maquiagem para olhos pequenos

Make para olho tipo oriental | Imagem: Reprodução

  • Relembremos o jogo de tons da maquiagem, que auxilia na criação da sombra perfeita para seu tipo de olhos. Cores mais escuras de sombra tendem a dar a impressão de diminuição dos olhos e profundidade, o que não é o ideal para quem tem os olhos pequenos, ao menos que a sua intenção seja fazê-los parecerem menores propositalmente, de contrário, deve ser evitado. Já as tonalidades mais claras e luminosas dão a ideia de que os olhos são maiores, de que estão mais “abertos”. Como a pálpebra dos olhos pequenos tem menos espaço, a utilização de cores claras é interessante.
  • Opte por utilizar lápis claros, como o branco e o bege, na linha d’água do olho. Isto trará mais dimensão e amplitude ao olhar.
  • Procure utilizar cores não apenas que sejam favoráveis ao seu caso, mas que também casem com a cor de seus olhos e tom de pele.
  • Use o recurso de primer para olhos. A pigmentação de sua maquiagem durará por muito mais tempo.
  • Abuse de uma cor clara em toda a pálpebra móvel.
  • Utilize uma sombra um pouco mais fechada, como exemplo o marrom e o grafite, apenas no canto externo dos olhos, rente aos cílios. Esfume um pouco, com um pincel de cerdas macias, tornando mais suave a sombra e verá o resultado: isto dá a impressão de que os olhos estão mais levantados.
  • No canto interno do olho, próximo ao nariz, crie uma espécie de ponto de luz. Utilize-se de uma cor clara, como o branco ou o pérola. Assim, a sua maquiagem se torna mais equilibrada e seus olhos mais luminosos.
  • Se optar por usar as cores escuras para um make de festa ou para sair à noite, mesmo sabendo da regrinha de diminuição dos olhos, dê preferência a pouca pigmentação, de forma que haja bastante suavidade.
  • Para as orientais, é interessante marcar o côncavo com uma sombra opaca, como o marrom claro. Dará a impressão de que os olhos são mais fundos.
  • Nunca esquecer de aplicar uma sombra super clarinha, em pouca quantidade, rente à sobrancelha.
  • Não há nenhum tipo de contra-indicação quanto à máscara para cílios, muito pelo contrário. Faça manuseio da cor que preferir e arrase.

Mãos à obra

Após absorvermos todas estas dicas, vamos ao passo-a-passo.

  1. Primeiramente, faça a aplicação do lápis claro em toda a linha d’água do olho.
  2. Aplique então uma sombra de tonalidade clara em toda a pálpebra móvel.
  3. Após, utilize-se da sombra fechada, escolhida de acordo com seu gosto, bem no canto externo dos olhos, puxando levemente em direção à sobrancelha. Esfume a cor, com o pincel macio e de formato chato, suavizando a tonalidade e aumentando o seu olhar.
  4. Faça uso de uma sombra mais clara rente à sobrancelha, trazendo um ar iluminado aos seus olhos. Use da mesma tonalidade escolhida no canto interno dos olhos, criando o já citado “ponto de luz”.
  5. Para um look mais moderno e noturno, utilize do lápis preto APENAS fora do olho, de forma superficial, deixando realmente o lápis claro para o contorno da linha d’água, como já foi dito.
  6. Para finalizar, muita máscara para cílios, tanto nos inferiores quanto superiores, para tornar o seu olhar mais aberto.

Pronto, problema com olhos pequenos agora não existem mais! Faça bom uso da maquiagem a seu favor.

Veja mais!