Publicado por Nayla Georgia

Quem tem a pele oleosa sabe da odisseia que é se maquiar e fazer com que a maquiagem dure durante o tempo em que precisará estar arrumada. Imagina só que chateação chegar na balada, dançar uma música e a make já estar toda borrada sem uma boa explicação? Mas nem tudo está perdido, existem dicas que valem “ouro” para impedir que esses probleminhas aconteçam.

Preparar a pele é imprescindível!

Pode parecer uma etapa chata e que dá para ser pulada, mas, na verdade, preparar a pele – limpando, hidratando e tonificando – é o segredo do sucesso final da maquiagem. Nessa etapa, escolha produtos indicados para a pele oleosa e, de preferência, prescritos por seu dermatologista. Hidratantes e tônicos com efeito matte vão ajudar na absorção da oleosidade excessiva do rosto.

Pincel ou esponja?

Quem tem pele oleosa e poros no tamanho normal pode usar o pincel para aplicar os produtos na pele. Ele vai espalhar bem o produto, dando uma camada mais fina. Já quem tem poros dilatados e quer amenizá-los deve optar pela esponja, que cria uma camada mais grossa sob a pele.

Maquiagem para peles oleosas

Foto: Pixabay

Escolha os produtos certos

Não vale preparar a pele tão bem para aplicar maquiagens que não são indicadas para seu tipo de pele, né?! Escolha os produtos livres de óleo e dê preferência aos que são em bastão ou pó, pois as versões cremosas tendem a “derreter” muito rapidamente nas peles oleosas.

Pó, sim!

O grande aliado das peles oleosas é o pó. Seja o velho amigo pó compacto ou a nova versão translúcida (que não tem cor e apenas dá efeito matificado à pele), ele deve estar sempre na bolsa para eventuais retoques na ida ao toalete. Lembre-se de investir a aplicação do pó na “zona T” – zona entre a testa e o nariz – especialmente, pois é a região de maior produção de óleo na face.

Dormir maquiada? Jamais!

A dica já é velha, mas nunca é demais lembrar o que é importante: nunca deve-se dormir estando maquiada! O tempo durante o sono é para nossa pele se renovar e respirar bem. Se estamos usando maquiagem durante esse processo “sagrado”, estamos impedindo que a pele respire bem, fazendo-a absorver os produtos e resquícios de poluição que ficaram impregnados ali. Portanto, não importa o quão cansada do trabalho ou da festa você chegou, é imprescindível remover toda a maquiagem da pele. Além do envelhecimento precoce, entre as consequências estão o aumento da oleosidade até possíveis inflamações.

Veja mais!