Por Daiane Silva em 24/09/2011

Destacar o olhar e disfarçar imperfeições, como olheiras, é um dos principais objetivos de quem se maquia. E realmente, a maquiagem é um poderoso instrumento que muito nos ajuda a melhorar a aparência e destacar o olhar.

Existem centenas de pequenos truques e dicas para correção de falhas ou simplesmente para destacar alguma característica legal do rosto. Pode-se, por exemplo, “levantar” o olhar de quem tem pálpebra caída e aumentar o tamanho dos olhos de quem os tem muito pequenos.

Vejamos algumas dicas que são muito úteis na hora de maquiar os olhos

Maquiagem para os Olhos

 

Olhos pequenos:

Olhos Pequenos

  • Sombra ou lápis dos beges ao marrom, esfumace suavemente a linha dos cílios inferiores.
  • Nos cílios superiores, delineie com lápis ou delineador marrom ou preto e esfumace sombra marrom na pálpebra superior e aplique lápis branco na parte interna dos cílios inferiores.
  • Aplique máscara para cílios preta nos cílios superiores e inferiores.

 

Olhos caídos:

Olhos Caídos

– Neste caso, é importante destacar a pálpebra superior, por isso, aplique sombra na pálpebra superior e lápis ou delineador na raiz dos cílios superiores, deixando a parte inferior sem maquiagem.

 

Olhos fundos:

Olhos Fundos

– Importante é “levantar o olhar”, então, destaque ao máximo as sobrancelhas, clareie ou escureça, conforme seu caso, acerte os pelos, limpando os excessos. Os cílios devem ser bem destacados e os tons escolhidos para a maquiagem dos olhos devem ser os mais claros, como os beges opacos, perolados ou metálicos.

 

Olhos juntos:

Olhos Juntos

  • Os cantos externos devem ser reforçados com sombra escura.
  • Na linha interna dos cílios superiores, apenas do meio para o canto externo, passe lápis ou sombra nas cores preta, marrom ou cinza.
  • A união dos cílios superiores e inferiores deve ser feita puxando-se a linha que se chama “cauda de cometa”.
  • O rímel deve ser reforçado no canto extremo superior.

 

Olhos separados:

Olhos Separados

– Neste caso, a ideia é corrigir 50% do problema, os cantos internos devem ser esfumaçados com sombra escura em direção ao nariz e a base dos cílios inferiores, esfumaçada com um traço milimétrico, num tom abaixo do usado na parte de cima. As linhas internas dos cílios superiores e inferiores devem ser traçadas com sombra ou lápis do canto interno ao centro do olho.

 

Pálpebras envelhecidas:

Pálpebras Envelhecidas

  • Para quem já tem mais idade e as pálpebras já apresentam sinais de envelhecimento, as sobrancelhas devem ser “levantadas”, abrindo-se mais espaço para disfarçar a pele caída e dar um ar mais alegre ao olhar.
  • A pálpebra superior deve ser esfumaçada com tons de bege escuro ou marrom, sem que os vincos de separação entre as regiões sejam marcados.
  • Mais uma vez, a ideia é solucionar 50% do problema, neste caso, para que não se fique com uma pálpebra exageradamente maquiada.

 

Branco dos olhos a mostra:

Branco dos Olhos a Mostra

– As linhas internas dos cílios superiores e inferiores devem ser traçadas com lápis ou sombra preta, cinza ou marrom. Após essa correção, fazer a maquiagem como sempre, de acordo com sua preferência.

 

Olhos saltados:

 

Olhos Saltados

– Contorne a linha interna dos cílios superiores e inferiores com lápis preto, marrom ou cinza. Na base dos cílios superiores faça uma maquiagem esfumaçada em tonalidades mais escuras. Isso projeta a região entre a sobrancelha e o côncavo, em vez do globo saltado.

 

Bolsas na parte de baixo dos olhos:

Bolsas na Parte de Baixo dos Olhos

– Estas bolsas não são as mesmas causadas pelo acúmulo de gordura causadas pela idade, estas são apenas sinal de cansaço ou qualquer alteração que cause inchaço. Para disfarçar esta pequena elevação da pele, esfumace os cílios superiores e os inferiores com um tom de sombra mais escuro que o tom de sua pele, disfarçar este problema com tons claros é muito difícil.

 

Para levantar olhos caídos:

Olhos Caídos

Imagem: mdemulher.abril.com.br/

– Aplicar sombra clara na pálpebra até o côncavo. Cores como: branco, bege, prata, verde e rosa claros. No contorno inferior do olhos, usar lápis branco ou bege, por fora, na raiz dos cílios, passar lápis escuro, dando uma esfumaçada.

Veja a dica da blogueira Rebeca Brait para maquiagem dos olhos

“Uso delineador, rímel e sombra para levantar meus olhos caídos. Para começar, passo uma sombra iluminadora de tom claro perto da sobrancelha e uma sombra de tom escuro na pálpebra. O segredo é esfumaçar o canto externo de cada olho, puxando a sombra levemente para cima. Também uso um delineador na pálpebra superior com a ponta levemente puxada para cima, isso levanta ainda mais o olhar. Finalizo com muito rímel e curvex.”

Em qualquer circunstância, não esqueça de escolher cores de sombras que combinem com a cor de seus olhos, com sua pele e cabelos, isso tornará a maquiagem harmônica e perfeita! A base, o corretivo e o primer, se for o caso, também devem ser do tom de sua pele. Com esses cuidados a maquiagem terá o poder de transformar seu visual e sua auto-estima!

Veja mais!