Por Marianna Feiteiro em 29/11/2013

Hoje em dia, a academia não é só mais um lugar para malhar. Para muitas pessoas, trata-se de mais um local para socializar, conhecer pessoas novas, paquerar e ser visto, como uma extensão da balada. Se isso é positivo ou negativo, já é outra discussão, mas o fato é que, para muitas mulheres, fazer exercícios físicos na frente dos outros sem maquiagem é inaceitável.

Maquiagem para ir à academia

Foto: Reprodução

Porém, o hábito levantou uma questão relevante: a da saúde. Dermatologistas afirmam que o uso excessivo de cosméticos no momento da malhação pode prejudicar a saúde pele. Isso acontece por dois motivos.

Em primeiro lugar, a pele precisa respirar. Se você tem o costume de usar maquiagem o dia inteiro, em algum momento do dia deve fazer uma higienização profunda na cútis, a fim de desobstruir os poros e garantir a oxigenação do local durante um certo período. Porém, quem passa base de manhã e fica com ela até a noite não oferece esse descanso à pele.

Em segundo lugar, e mais importante, durante a atividade física nosso corpo sua. Este é o mecanismo utilizado pelo organismo para controlar a temperatura corporal e, de quebra, eliminar impurezas. No entanto, se os poros estão obstruídos pela maquiagem, este descarte fica impedido, causando o acúmulo de impurezas sob a pele e gerando os tão indesejados cravos e espinhas.

Além de tudo isso, um estudo britânico já comprovou que o uso de maquiagem para malhar faz com que as mulheres se exercitem menos, por medo de estragar a produção, o que leva a resultados insatisfatórios.

Make ideal para a academia

Maquiagem leve para malhar

Foto: Reprodução

Todos esses fatores não significam, no entanto, que a maquiagem esteja proibida no momento de malhar. Existem mulheres que não se sentem confortáveis com a cara lavada e precisam de pelo menos um corretivo para esconder uma imperfeição ou outra.
Neste caso, é necessário ser cautelosa e escolher os produtos menos prejudiciais:

Base

Escolha uma de cobertura ultraleve, que não pese e nem escorra durante a aula de aeróbico. Passe uma camada fina e, caso a situação das olheiras ou espinha esteja muito crítica, dê uma reforçada somente nessa região. Não é necessário usar pó, já que o suor vai deixar sua pele brilhante de qualquer forma.

Blush

Prefira as versões em creme ou mousse, que têm um acabamento muito mais natural e discreto. Dê leves batidinhas nas maçãs do rosto, só para obter um ar de saúde.

Rímel

Lápis de olho é uma furada, pois mesmo os mais resistentes acabam escorrendo um pouquinho com o suor. Invista no rímel à prova d’água, que dá um up em qualquer visual e não derrete por nada. Procure não exagerar nas camadas.

Veja mais!