Por Daiane Silva em 19/10/2011

A maquiagem definitiva tem se tornado um recurso bastante útil, não apenas pela praticidade para quem não deseja perder tempo na hora de maquiar, mas também corrigindo falhas na pele e nas sobrancelhas, por exemplo. Também é conhecida como micro pigmentação, tem conquistado cada vez mais adeptas, também pelo preço acessível.

Geralmente a maquiagem definitiva é mais aplicada na região dos olhos, lábios e sobrancelhas, mas também é bastante utilizada para corrigir cicatrizes e manchas na pele, o que costuma ser chamado de dermopigmentação. Ela serve para camuflar cicatrizes no corpo inteiro, podendo ser de queimaduras ou outras, inclusive estrias!

Exemplo de Maquiagem Definitiva

Também é usada na camuflagem ou mesmo para apagar tatuagens coloridas, que o laser não remove. Outras manchas que podem ser camuflada são as de ausência de melanina na pele.

Antes de iniciar o processo, uma simulação com maquiagem removível é feita. Se o resultado agradar, o processo é feito com a aplicação de anestesia. É utilizado um equipamento chamado dermógrafo, que possui uma pequena agulha descartável por onde os pigmentos são inseridos na pele. A técnica parece com uma tatuagem, mas não é permanente, some aos poucos com a renovação natural da pele, já que é mais superficial. Por isso, os retoques devem ser feitos em intervalos de um ou dois anos, dependendo da pele. Um retoque pode ser feito após 30 dias, caso haja alguma imperfeição na maquiagem.

A duração da sessão pode ser de até duas horas e o preço vai de R$ 300,00 a R$ 1.300,00.

 

Maquiagem Definitiva na Sobrancelha

Foto de antes e depois de maquiagem definitiva nas sobrancelhas

Mais detalhes

O efeito dessa maquiagem geralmente é bem natural. Nas sobrancelhas, por exemplo, a técnica simula cada fio, com traços bem finos, parecendo pelos naturais. Sempre se escolhem tons de acordo com a cor da pele, dos olhos e cabelo da paciente.

Uma pomada especial é utilizada após concluído o procedimento para ajudar na cicatrização. Nos primeiros três dias é proibido molhar o local ou pegar sol.

Se a paciente não gostar do resultado, pode remover a maquiagem com sessões de laser, isto só não é possível em regiões com pelos, pois nelas o laser funciona como uma depilação definitiva. Também não é indicado o uso do laser em regiões claras da pele, onde o laser não surte um bom efeito, devido à tonalidade dos pigmentos. Há ainda a opção da aplicação de ácido para remover os pigmentos ou a correção, com nova maquiagem.

Uma possível complicação da maquiagem definitiva é a alergia aos pigmentos ou a formação de quelóides. Por isso, a importância em testar os produtos antes de começar o processo, aplicando-os em outra pequena região da pele para identificar possíveis reações.

Apesar dos benefícios que podem ser conseguidos através da maquiagem definitiva, como em todo processo definitivo, é preciso considerar bem se esta é a opção ideal para você, pesar bem os prós e os contras e,optando pelo processo, procurar sempre um especialista de confiança e seguir à risca as suas recomendações. Assim, evitará uma futura frustração ou um incômodo desnecessário.

Mais duas fotos de antes e depois da maquiagem definitiva

Make definitiva usada para camuflar a orelha

Make definitiva usada para camuflar a orelha

 

Maquiagem definitiva feita na barriga de uma paciente

Maquiagem definitiva feita na barriga de uma paciente

Veja mais!