Por Nayla Georgia em 30/03/2014

Já pensou em usar maionese como hidratação nos cabelos? Pois, quem sabe, não chegou a hora de testar o produto nos seus fios! A ideia é uma hidratação profunda que dá brilho, já que os ingredientes principais da maionese são o ovo e o óleo. Entretanto ela deve ser feita apenas em quem tem cabelos muito secos e volumosos ou crespos (que sofrem bastante com o ressecamento), além de que deve ser feita moderadamente – uma vez no mês é suficiente para a maioria dos casos.

Elas “maionesam” os cabelos

Candice e Avril usam maionese nos cabelos

Foto: Reprodução

É de duvidar que as famosas façam uso de ingredientes caseiros nos fios, já que podem ter acesso aos melhores cosméticos no mercado. Mas para comprovar a eficiência das receitas naturais, vale mostrar que a cantora canadense, Avril Lavigne, e a Angel da grife Victoria’s Secret, Candice Swanepoel, aderem à maionese para cuidar dos cabelos. A modelo ainda chegou a dizer em entrevista “Meu cabelo é um pesadelo: loiro e sempre com alguém secando, penteando… Às vezes vejo tufos caídos no chão! Por isso capricho nas máscaras naturais e caseiras a maionese é o que deixa meu cabelo mais macio. Nem precisa ter uma receita certinha: basta colocar um pouco de maionese nos cabelos e deixar 15 minutos para dar brilho”. Vale o voto de confiança, né?!

Como usar a maionese nos fios?

Maionese nos cabelos

Foto: Reprodução

Primeiramente comece lavando os cabelos com seu xampu e na hora de passar o condicionador, aplique a mistura de 2 ou 3 colheres de sopa de maionese com um pouco de condicionador. Passe massageando os fios, mecha por mecha, focando as áreas com mais danos e evitando a raiz. Para ativar a hidratação, coloque uma touca térmica ou um filme plástico enrolado na cabeça, pois o calor fará os poros dos fios abrirem e os nutrientes penetrarão mais facilmente. Deixe de 15 a 30 minutos e então enxague.

Há quem prefere deixar a maionese nos cabelos, sem remover completamente com xampu. Mas também há aquelas que preferem tirar o produto. Para não perder as propriedades, prefira usar um xampu suave ou até mesmo de bebê para remover a maionese.

Leve em consideração:

Maionese

Foto: Reprodução

Nem sempre os cabelos se dão bem com a maionese. Em alguns casos ela pode chegar a sobrecarregar os fios de nutrientes, o que leva o efeito colateral de deixá-los pesados e muito oleosos. Outro ponto a se considerar é o odor da maionese, que pode incomodar bastante. Por isso é recomendado usá-la juntamente ao condicionador, pois o produto ajuda a amenizar o odor. Ainda vale lavar os fios depois da hidratação com a maionese, contanto que o xampu seja bem suave, para não remover completamente os benefícios do ingrediente. Também é importante escolher a maionese mais natural possível, sem muitos ativos químicos industriais. Dê preferência à versão caseira para resultados melhores.

Veja mais!