Por Gabriel Oliveira em 26/07/2012

A tendência cigana está aparecendo cada vez mais no cenário fashion e promete ser uma das inspirações para o próximo verão. Com raízes na década de 70, as peças vem cheias de características gypsy, com muitos bordados em pedrarias, cores dramáticas, estampas de lenço, rendas, detalhes em franjas, entre outros elementos do estilo.

Grifes renomadas mundialmente, como a italiana Emílio Pucci, apresentou sua coleção de verão totalmente inspirada no estilo cigano. No Brasil, a Neon fez a mesma coisa, apresentando suas modelos com lenços nos cabelos, mistura de estampas, acessórios e detalhes metalizados (principalmente com a aplicação de moedas) e peças cropped, deixando a barriga à mostra.

Apesar de ser uma tendência de peso e que está fazendo a cabeça das fashionistas, muita gente ainda torce o nariz para elementos ciganos no look. Alguns veem a tendência como sendo um tanto “desarrumada” ou casual demais, deixando o visual deselegante e cafona. Todavia, se é feita uma combinação correta de cores, texturas e formas, é possível criar uma produção super legal, que pode ser usada até mesmo em ocasiões mais formais.

Moda cigana!

  • Quando falamos em “moda cigana” não quer dizer que você vai ter que sair por aí parecendo uma pessoa que acabou de retornar dos anos 70. O look deve ser composto apenas por inspirações, como por exemplo, uma peça ou duas no máximo, do contrário, pode não dar o efeito desejado.
  • Uma dica bem legal é usar as saias inspiradas nessa tendência, que são aquelas que possuem alguns babados sem muito volume, ou com bordados ou estampas de lenço, florais ou geométricas.
  • Os vestidos também são uma ótima opção, principalmente aqueles com modelagens que remetem ao estilo gypsy, com aplicação de renda e estampas típicas.

Looks

Desfile do Emílio Pucci

Foto: Reprodução

Desfile do Emílio Pucci, com elementos que remetem claramente à tendência cigana. As bijoux também são um detalhe que vale a pena investir, como pedras coloridas e crucifixos.

 

Moda cigana

Foto: Reprodução

Mais alguns looks do desfile do Emílio Pucci.

 

Vestido com estampa de lenço

Foto: Reprodução

Vestido com estampa de lenço, que pode ser usado até em ocasiões mais formais durante o dia.

 

Coleção da Dolce & Gabbana

Foto: Reprodução

Coleção da Dolce & Gabbana, com aplicação de bordados e modelagens típicas do estilo.

 

Look estilo cigano

Foto: Reprodução

O lenço no pescoço juntamente com a estampa desse vestido, deixou o look super elegante e totalmente inspirado na nova tendência.

 

Moda Cigana - Desfile D&G

Foto: Reprodução

Looks do desfile da D&G, marca secundária da Dolce & Gabbana, onde a estampa de lenço predominou.

 

Looks inspirados na moda cigana

Foto: Reprodução

Mais alguns looks de desfiles inspirados no estilo cigano.

 

Look de Thássia Naves

Foto: Reprodução

A blogueira Thássia Naves decidiu usar discretamente a tendência, com uma saia longa de estampa floral grande.

 

Famosas usando a tendência cigana

Foto: Reprodução

Famosas usando a tendência cigana.

 

Saias inspiradas na moda cigana

Foto: Reprodução

Mais alguns looks de famosas com saias inspiradas na moda cigana.

Veja mais!