Por Gabriel Oliveira em 18/05/2012

O xadrez é uma estampa que sempre aparece nas coleções, principalmente nas de inverno. Além de ser bastante versátil, também consegue montar looks super elaborados e cheios de personalidade. Quando são aplicados em saias, por exemplo, deixa o look com um ar contemporâneo e descontraído.

A moda das saias xadrez surgiu nos anos 90 e continuou ganhando força de lá pra cá, chegando a ser ícone de bom gosto e estilo. O problema é que muitas mulheres não sabem como combiná-la com outras peças e acabam criando looks feios e sem nenhum brilho.

Monte seu look

  • Nunca, jamais, em hipótese alguma, use uma saia xadrez com uma camisa de mesma estampa, mesmo que a padronagem e a cor sejam diferentes. Caso queira um look todo xadrez, opte por um vestido, que vai ficar ótimo.
  • Por lembrarem bastante os modelos dos uniformes de colegial, essas saias dão um ar jovial ao look, principalmente os modelos curtinhos plissados. Mas se você não é mais tão jovem assim, aposte nos modelos com comprimento um pouco maior, para não ficar estranho.
  • Se a intenção é criar um look mais casual, aposte nas t-shirts lisas ou com estampas de fotos (que são bem alternativas) combinadas com uma saia mais curtinha e com um pouco de volume.
  • Já para um look mais arrumadinho, você pode combinar uma modelagem de saia mais justinha e séria, como a lápis ou a tulipa, com uma camisa tradicional branca de botões. Vai ficar super elegante e ao mesmo tempo “urbano”.
  • As gordinhas devem evitar esse tipo de estampa, pois aumentam o volume da área do corpo onde é aplicada.
  • Use com uma blusinha em tom neutro e lisa, para que o visual não fique muito carregado de informações.
  • Cuidado ao misturar o xadrez com outras estampas, se você não souber fazer a escolha certa, pode acabar criando um look super démodé.
  • Nos acessórios, aposte nos mais descontraídos. Elementos muito formais não ficam bem com as saias xadrez.
  • Nos pés, um tênis All Star fica ótimo! (look bem Avril Lavigne). Se quer algo mais arrumadinho, aposte nos peep toes, ankle boots ou rasteirinhas.

É xadrez!

Saia xadrez super volumosa

Looks com saia xadrez super volumosa (duas opções: para dias mais frios e dias mais quentes respectivamente).

 

Celebridades

As celebridades também apostam na tendência do xadrez.

 

Looks da cantora Avril Lavigne

Looks da cantora Avril Lavigne com saias xadrez. Ela serve de inspiração para várias garotas que adotam esse estilo.

 

Look com estampas

Um exemplo de mistura de estampas que deu certo e ficou super legal.

 

Thássia Naves

Thássia Naves com um modelo longo combinado com jaqueta de couro. A composição ficou ótima!

 

Look mais arrumadinho

Uma opção de look mais arrumadinho com saia xadrez.

Veja mais!