Por Tailane Paulino em 19/10/2018

A limpeza de pele é um procedimento estético, onde são retiradas impurezas e os cravos da pele. Para isto, são utilizados produtos específicos para cada tipo de pele.

O principal objetivo é retirar impurezas e células mortas que ficam acumuladas, revitalizando o rosto e deixando a pele mais saudável.

O procedimento pode ser feito em casa, ou em clínicas de estética, trazendo inúmeros benefícios para a pele. Além de retirar resto maquiagem e poluição, o procedimento, se feito corretamente, tem um efeito relaxante e ajuda na absorção de cremes de tratamento.

Por que fazer limpeza de pele?

Todos os dias a nossa pele é exposta a poluição, poeira e outras impurezas. Com o tempo essas impurezas se acumulam no tecido trazendo inúmeros problemas.

Para evitar o acúmulo de sujeira, que pode levar ao aparecimento de cravos e até mesmo espinhas, é importante uma limpeza profunda.

Limpeza pele

A limpeza de pele completa tem 5 etapas (Foto: depositphotos)

Portanto, o mais indicado é que a cada 30 dias este procedimento seja realizado. Contudo, este tempo pode variar de acordo com o tipo de pele.

Peles oleosas acumulam mais impurezas que uma pele seca, por exemplo, e requerem mais cuidados.

Passo a passo de limpeza de pele

A limpeza de pele pode tanto ser feitas por profissionais, como em casa, porém é importante seguir todas as fases corretamente, para evitar problemas. Uma limpeza de pele profissional geralmente conta com:

Higienização

O primeiro passo é limpar o rosto para eliminar restos de maquiagem e o excesso de oleosidade. Este processo é importante pois prepara a pele para receber os produtos da limpeza de pele. Geralmente são usadas loções adstringentes, que limpam e eliminam a oleosidade superficial da pele.

Esfoliação

Logo após o primeiro processo, se utilizam produtos que removem a camada de células mortas, que vão acumulando com o tempo na pele.

Nesta etapa é comum o uso de produtos abrasivos, que são substâncias que limpam e afinam as camadas superiores da pele, com isso ajudam na remoção dos cravos.

Veja também: Como ter uma pele saudável e bonita; veja dicas de especialista

Abrir os poros

Essa etapa é feita para facilitar a retirada dos cravos e miliuns, que são aquelas bolinhas brancas que aparecem geralmente perto dos olhos.

Comumente é utilizado algum tipo de vapor ou produto emoliente, que abra os poros e facilite os processos seguintes.

Além de ser utilizada para dilatar os poros, a técnica também serve para desobstruir os poros entupidos pelo excesso do sebo que é produzido pela pele.

Extração

Esta é geralmente a parte mais demorada do procedimento de limpeza de pele. Podendo passar de 30 minutos de duração.

Nesta parte cravos e miliuns são extraídos e só deve ser feito por pessoas com experiência, pois pode machucar a pele no processo.

O método mais comum de se fazer a extração é manualmente, apertando os cravos até que eles saiam. Alguns locais, contudo, utilizam um aparelho de alta frequência para facilitar o processo.

Os miliuns, como são cistos de queratina e sebo produzidos pela própria pele, precisam ser retirados com uma agulha esterilizada.

Acalmar a pele

Após os procedimentos, geralmente é aplicado sobre toda a pele um tônico, que tem a função de diminuir a irritação e vermelhidão. Este tônico também ajuda a fechar novamente os poros e ainda manter a pele hidratada.

É necessário lembrar que, antes de se expor ao sol é importante também aplicar um protetor solar. Como a pele fica mais sensível após a limpeza de pele, ele é importante para evitar que surjam manchas.

Benefícios da limpeza de pele

A limpeza de pele, se realizada corretamente, ajuda a eliminar e evitar o surgimento de cravos e espinhas, além de revitalizar a pele.

Como no processo células mortas são retiradas, facilita o processo de recuperação da pele, deixando ela mais bonita.

Ainda com o processo constante de limpeza, a pele é desintoxicada da quantidade de produtos, como maquiagens e outros cremes, que são usados durante o dia a dia. Limpar o rosto pode ajudar que cremes de tratamentos sejam melhor absorvidos, além de evitar o surgimento de manchas.

Limpeza de pele profissional ou caseira?

Há diferenças entre se fazer a limpeza de pele em casa ou em um profissional, que deve ser sempre um dermatologista ou esteticista.

A principal delas é o que pode ser feito em cada uma, já que profissionais podem realizar a extração de cravos e miliuns de maneira segura.

Para saber qual optar é preciso conhecer a sua pele. Têm muitos cravos e miliuns ou  a pele é oleosa ou mista? Neste caso, talvez seja preciso o tratamento de um profissional para eliminar tudo.

Veja também: Pele oleosa prejudica a durabilidade da maquiagem. Veja como resolver isso

Caso não tenha tantos problemas na pele, e ela seja de normal a seca, talvez um tratamento caseiro, com esfoliação já seja de bom tamanho.

O que é uma limpeza de pele profunda?

A limpeza de pele profunda é quando o procedimento é realizado por dermatologistas e esteticistas. Nela o profissional retira todas as impurezas da pele.

Este processo só deve ser feito em locais apropriados, pois pessoas sem experiência podem causar danos a pele durante a limpeza. Além da técnica, é necessário materiais específicos para cada ação e tipo de pele.

Ainda por cima, apenas profissionais podem indicar qual o tipo apropriado de tratamento para cada pessoa. Já que peles sensíveis não podem passar por uma limpeza de pele profunda, pelo motivo de ficarem irritadas com mais facilidade.

E uma limpeza de pele profunda com extração?

Quando é necessário fazer a retirada de cravos, espinhas e miliuns, a limpeza de pele é chamada de limpeza com extração. Para isto são utilizados materiais e produtos específicos.

Deve ser realizada apenas por profissionais, que usam equipamentos esterilizados. A extração não pode ser realizada em casa, pois há riscos de infecções.

Produtos usados em limpeza de pele

Na limpeza de pele são usados diversos produtos para auxiliar no processo. Primeiro deve ser passado um tônico ou loção de limpeza, para retirar o excesso de oleosidade.

No processo são utilizados ainda produtos esfoliantes, antissépticos, calmantes ou com função cicatrizante e até mesmo clareadora. A escolha do produto depende das necessidades da pele.

Há ainda a necessidade de sempre se usar hidratante e protetor. Pois, eles que protegem a pele de novas agressões externas. Veja quais as funções dos produtos que são usados na limpeza de pele.

Funções dos produtos para limpeza de pele

Mulher com creme no rosto

A limpeza de pele deve ser realizada a cada 30 dias, a depender do tipo de pele (Foto: depositphotos)

Loção de limpeza

O primeiro produto é uma loção, ou tônico, com função adstringente. Ou seja, ele serve para retirar o excesso de oleosidade da pele. Este produto é importante pois retira parte das impurezas que podem atrapalhar a absorção dos produtos que devem ser aplicados nos demais processos.

Esfoliante

O esfoliante é um produto que tem geralmente efeito abrasivo, ou seja, ele serve para afinar a camada superior da pele. Neste processo são removidas as células mortas que ficam acumuladas na pele.

Os esfoliantes encontrados em lojas para uso caseiro têm pequenas bolinhas que ajudam a retirar o excesso de células e renovar a pele

Produtos emolientes

Os produtos emolientes têm óleos e lipídios em sua composição e servem para dar elasticidade e abrir os poros da pele. A aplicação é importante, pois ajuda no processo de extração, fazendo com que diminua os danos causados.

Para este fim também pode ser utilizado vapor, já que o calor faz com que os poros se dilatem e fiquem maiores.

Máscara de tratamento

Após a extração, uma máscara com a função de hidratar, acalmar ou ajudar na cicatrização da pele deve ser aplicada. Este produto ajuda a diminuir os danos que possam ter sido causados no processo anterior.

A escolha do produto que vai ser utilizado varia também dependendo do tipo de pele e pode ter até a função de controle da oleosidade.

Veja também: Saiba quais os cuidados necessários com a pele negra ao sair no sol

Cuidados após a limpeza

Após a limpeza a pele tende a ficar mais sensível e precisa de vários cuidados. O protetor solar deve fazer parte da rotina. No período logo após a limpeza a pele fica mais fina e os riscos de contrair manchas são enormes.

Outro ponto indispensável é o uso de hidratantes específicos para cada tipo de pele. São eles que irão garantir a saúde e o brilho natural da pele.

O uso de maquiagem está liberado após 48 horas do procedimento. Contudo, esfoliantes e outros materiais abrasivos devem ser evitados.

Qual a frequência para fazer limpeza de pele?

A limpeza de pele pode ser realizada a cada 30 dias com tranquilidade. Além de revitalizar a pele e limpar o rosto, ela garante a regeneração das células. O que deixa a pele mais jovem e bonita.

Veja mais!