Por Daiane Silva em 29/08/2011

Lentes

Quem usa lentes de contato pode ter complicações diversas, as mulheres principalmente, já que as alterações hormonais fazem com que tenham propensão a terem disfunções nas lágrimas, o que é a principal causa de intolerância à lente. As complicações por causa das lentes incluem alergia, irritação ocular, perda visual, ou úlcera de córnea.

A maquiagem é um grande causador de problemas a quem usa lentes (cerca de 35% dos casos), pois o acúmulo de cosméticos que penetram no olho formam depósitos que quebram o filme lacrimal, aumentam a irritação dos olhos, assim como modificam a cor e a textura das lentes, causando maior fricção na superfície do olho e diminuindo o tempo de validade do produto. Também as alergias podem ocorrer por causa dos resíduos de cosméticos que penetram nos olhos, já que estes anulam a ação antibactericida das proteínas nas lágrimas.

Maquiagem

O que pode e o que não deve ser usado na maquiagem

Lente de contato

  • Para que os riscos sejam os menores possíveis, não é aconselhado o uso de lápis delineador ou máscara para cílios à prova d’água, que podem manchar a lente permanentemente. Também prefira cosméticos hipoalergênicos, que são indicados a quem tem olhos sensíveis.
  • As sombras devem ser em bastão ou creme, as sombras em pó podem soltar resíduos que caem mais facilmente nos olhos. Se for usar lápis delineador prefira os macios e aplique apenas na linha dos cílios superiores, evitando os cílios inferiores para que não entre no olho.
  • A lente sempre deve ser colocada antes de maquiar, para evitar que suje ao colocá-la, assim como deve-se remover a maquiagem antes de tirá-la. Existem muitas marcas de removedores de maquiagem específicos para os olhos, mas, na falta de um, pode ser usado um xampu de bebê, aqueles antilágrimas. Depois de retirar as lentes, siga as instruções de higienização e conservação delas para que tenham durabilidade preservada, mantendo também a saúde de seus olhos.

Veja mais!