Por Nayla Georgia em 08/11/2012

Bebida não só dos bebês e das crianças, o leite é um alimento importantíssimo para a saúde de todas as pessoas. Rico em diversos nutrientes, o leite ainda consegue ser um ótimo aliado para quem deseja perder peso, contudo, para alcançar tal desejo, é necessário que seja mantida uma dieta e atividades físicas regulares. Há quem diga que essa bebida nutritiva engorda, no entanto isso só irá acontecer quando se exagera no consumo de leite gorduroso, portanto evite os quilos extras e opte por versões mais magras, como o desnatado. Confira a seguir os nutrientes presentes no alimento dos mamíferos:

Nutrientes encontrados no leite

Leite emagrece ou engorda?

Se usado de forma correta, o leite emagrece e ainda previne uma série de doenças. | Foto: Reprodução

  • Proteínas
  • Carboidratos
  • Gorduras
  • Potássio
  • Sódio
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Vitaminas A, D, B2 e B12
  • Ácido fólico

O cálcio e sua importância

O leite é conhecido por ser a fonte mais comum de cálcio, esse mineral que é tão importante para a prevenção e combate à osteoporose. Tal nutriente também participa, juntamente com os outros, da formação de outros tecidos do corpo, não somente do ósseo, mas da pele e cabelos ao mesmo tempo. É possível encontrar essa substância nos lacticínios derivados, como iogurtes e queijos.

Curiosidade: Assim como o chocolate, o leite proporciona aquela sensação de bem-estar. Isso acontece por causa do triptofano, substância que aumenta a quantidade de serotonina no corpo humano.

Leite e Musculação – Qual a relação?

A Universidade do Canadá realizou um estudo no qual obteve a comprovação de que mulheres que bebem leite todos os dias após sua rotina de musculação, ganham mais massa muscular e perdem mais gorduras quando comparadas às mulheres que bebem energéticos. Segundo os pesquisadores, a ingestão do lacticínio aliado à prática de exercícios, aumenta a força dos ossos, a saúde dos músculos e ainda acelera o metabolismo. Assim sendo, o leite é uma ótima fonte de cálcio, proteínas e vitamina D, fornecendo energia ao organismo sem que proporcione o ganho de gorduras.

Será mesmo que o leite emagrece?

O leite é a mais comum fonte de cálcio e com a deficiência dessa substância o corpo se torna mais predisposto ao armazenamento de gorduras. Isso acontece por que o cálcio está presente no processo de metabolismo das células, ele é a fonte de energia utilizada. A bebida, dessa forma, é eficiente em prevenir até os casos de obesidade. Uma forma de acelerar mais ainda a atividade metabólica das células do corpo humano é adicionar um pouco de canela em pó ao leite desnatado e beber todos os dias. Em todo o caso, procure um nutricionista para avaliar com precisão a sua condição e, então, indicar as quantidades diárias que são necessárias no seu cardápio.

Ou seja, se tomado regularmente, da maneira certa e sem exageros, o leite emagrece sim!

Veja mais!