Publicado por Débora Silva

Manter a pele do rosto bonita e saudável exige uma série de cuidados diários. Seguir uma rotina de limpeza e hidratação, manter uma alimentação saudável e balanceada e beber muito líquido são indispensáveis para deixar a pele do rosto com bom aspecto.

Além disso, é preciso ter atenção com um hábito muito comum e natural: lavar o rosto, pois a lavagem excessiva dessa região pode ser prejudicial à beleza da cútis, deixando-a oleosa e com recorrência de cravos e espinhas.

O problema em lavar o rosto em excesso

Um gesto tão comum e natural de higiene, como é lavar o rosto, pode acabar sendo prejudicial à pele. Mas, calma! Isso não significa que você deve parar de lavar o rosto, e sim que deve fazê-lo da maneira correta e sem aplicar produtos errados.

Lavagem excessiva do rosto pode ser prejudicial à pele

Foto: depositphotos

Lavar o rosto muitas vezes durante o dia pode deixar a sua pele com aspecto ressecado No verão, a pele fica oleosa mais facilmente, não é mesmo? Com isso, tendemos a lavar mais o rosto, a fim de acabar com o problema. No entanto, o resultado pode ser justamente o contrário daquele que desejamos: a lavagem excessiva do rosto pode estimular ainda mais a oleosidade. Por esse motivo, é recomendável não lavar a pele mais do que três vezes ao dia.

Os erros ao lavar o rosto

Além de lavar o rosto muitas vezes durante o dia, existem outros erros que podem deixar a sua pele com mau aspecto. Outro equívoco bastante comum é lavar o rosto com os mesmos produtos que são indicados para a pele do corpo. Lembre-se que a pele do rosto e do corpo são distintas e, portanto, têm necessidades também diferentes. Geralmente, os produtos para corpo são mais agressivos e podem prejudicar a pele do rosto.

Devemos utilizar produtos específicos para o nosso tipo de pele e, na hora de lavar o rosto, os sabonetes devem ser totalmente removidos da pele. Não enxaguar adequadamente o rosto é outro erro comum e prejudicial, pois o acúmulo de resíduos na pele pode entupir os poros, o que favorece o aparecimento de cravos e espinhas.

Mais um equívoco muito frequente é aproveitar o banho para lavar o rosto. E por que esse hábito não é nada bom para a sua pele? Nesse caso, são dois os problemas: aplicar os produtos específicos para corpo e utilizar a água quente.

Além dos cuidados acima, é necessário prestar atenção a outro detalhe: o momento de secar o seu rosto. Seque a pele dando apenas algumas batidinhas, e não esfregando a toalha.

Veja mais!