Por Débora Silva em 23/02/2016

As adeptas de um olhar marcado por traços pretos costumam utilizar o lápis de olho comum e o delineador para alcançar o efeito desejado, mas existe um produto oriental que faz sucesso pela sua textura macia: o kajal.

Também conhecido como “kohl”, o kajal é um pigmento oriental utilizado na área dos olhos e que existe há aproximadamente 3 mil anos.

O que é o kajal?

Criado há mais de três mil anos, o kajal tinha, originalmente, a função de proteger os olhos do sol e alguns povos acreditavam que o corante preto tinha o poder de espantar maus espíritos. Este produto é dotado de significados místicos no Oriente, mas a sua fama no Ocidente deu-se pela sua função estética.

De pigmentação intensa e com uma textura macia que facilita a aplicação, o kajal é perfeito para as mulheres que têm dificuldades de marcar a linha d’água com o lápis de olho comum e também facilita a vida de quem nunca acerta o traço com o clássico delineador.

Originalmente, o kajal era composto por metais pesados, mas, atualmente, a sua composição leva óleos, gorduras, ceras e corantes, sendo que os mais usados são à base de óxido de ferro e titânio – praticamente a mesma composição do lápis de olho comum.

Kajal: uma alternativa oriental ao lápis de olho comum

Foto: Reprodução/ internet

A diferença entre o kajal e o lápis de olho comum está na pigmentação, que é maior no primeiro, deixando o produto com uma coloração mais intensa.

A versão mais popular na cultura ocidental é em forma de lápis e tornou-se famosa devido à sua textura macia e pigmentação bem forte, que facilita a maquiagem até mesmo para quem não tem muita prática.

Embora seja um cosmético tradicionalmente oriental, existem muitas marcas, inclusive nacionais, que disponibilizam o kajal.

Como usar o kajal?

O kajal é, basicamente, uma alternativa oriental ao lápis de olho comum e pode ser usado da mesma maneira, apenas com alguns cuidados a mais.

Confira a seguir algumas dicas para aplicar o kajal:

  • O kajal, também conhecido como kohl, pode ser utilizado como delineador ou como lápis comum de olho;
  • É ideal para marcar a linha d’água e, por ser bem pigmentado, pode ser usado para maquiagens artísticas;
  • O produto pode ser usado em ocasiões noturnas ou em dias mais frescos, pois assim será mais difícil que ele derreta no seu rosto;
  • Por ter uma textura bem macia, é necessário esfumar um pouco ao aplicar. Isto evitará que o produto borre com a transpiração excessiva do rosto;
  • Devido à sua composição, o kajal não é interessante para ser usado no verão, pois pode escorrer e borrar a maquiagem. Se for utilizá-lo em dias quentes, utilize pouca quantidade do produto.

Veja mais!