Por Daiane Silva em 30/08/2011

A “yotox” – mistura divertida de yoga com botox – é uma técnica antiidade que pode ser feita em poucos minutos por dia e pela própria pessoa!  São os movimentos da yoga que são usados no rosto, assim como a respiração controlada que costuma ser uma característica da prática. Os exercícios de ioga facial agem na região do pescoço e de toda a cabeça, praticado regularmente reduz a acne, marcas de expressão e a oleosidade da pele, também aumenta o rubor e a oxigenação dos tecidos e melhora, inclusive, a memória, o raciocínio e o humor, já que o “yotox” atua na cabeça de maneira geral. O estímulo alcançado pelos exercícios também chega ao sistema endócrino e, já que melhora a circulação do sangue na face, aumenta o tônus muscular e a tonicidade da pele.

Ioga Facial

A prática pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade e, quanto antes começar, mais tempo manterá a aparência mais jovem. Esses exercícios não diferem das atividades para o corpo, já que os músculos do rosto sofrem a mesma degeneração se não forem exercitados, ficando flácidos. Essa é uma alternativa bastante saudável, barata e até divertida, aos tratamentos antiidade, afinal, depois de aprender a fazer os movimentos, você faz sozinha em casa, durante dez minutos, sendo ideal  praticar logo que fizer a higiene pessoal pela manhã, mas você pode escolher a hora em que for conveniente.

É divertida porque os movimentos são nada mais do que caretas engraçadas que você fará na frente do espelho. Importante é ter disciplina e saber que deve tornar os exercícios um hábito, não adianta fazer num dia e já querer resultados ou fazer apenas vez ou outra.

A autora do livro Yoga Face (Editora Penguin, 2007, disponível apenas em inglês aqui no Brasil), Annelise Hagen, chama cada um dos movimentos por nomes como “Satchmo”, por causa do sorriso de Louis Armstrong, “Kiss”, lembrando beijos de Marilyn Monroe e “Lion face”. Nesta obra encontram-se mais de 75 fotos instrutivas para ensinar os exercícios.

As americanas aderiram com tudo a essa maneira como forma de evitar as terríveis rugas. Algumas adeptas famosas, como Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow já deram seu aval aos resultados.

Vale a pena testar, assim, picadas e cremes caros podem ser temporariamente dispensados!

Veja um dos movimentos passo a passo

Postura do Leão – Simhãsana

Postura do Leão – Simhãsana

  1. Sente-se em uma cadeira com a coluna ereta.
  2. Feche os olhos, a boca e as mãos enquanto inspira pelo nariz.
  3. Ao expirar, abra bem a boca, coloque a língua para fora o máximo que puder, arregale os olhos e abra as mãos, como se estivesse imitando as garras de um leão. Tudo isso enquanto emite um som, como se fosse o rugido do leão.
  4. Essa postura deve ser praticada com o abdome contraído.
  5. Repita o processo de duas a quatro vezes.

Alguns vídeos que ensinam os exercícios da Ioga Facial

Acabe com a “papada”

 

Movimentos para a região dos lábios

 

+ Mais vídeos

Veja mais!