Por Gabriel Oliveira em 03/05/2012

Com a chegada do inverno, chega a hora de tirar aquelas roupas mais quentinhas do fundo do armário, que ficaram estacionadas durante o verão. E uma das peças mais elegantes democráticas é o trench coat.

Inicialmente criados para proteger os soldados ingleses do clima frio e chuvoso durante a Primeira Guerra Mundial, eles começaram a se tonar uma peça-chave no closet de qualquer mulher para compor seus looks de inverno.

Várias grifes, principalmente as internacionais, sempre colocam a peça em suas coleções. Algumas mantém a modelagem clássica com ar militar e outras fazem uma releitura, deixando com a cara da marca. A Burberry, que foi a pioneira na produção do trench coat, é a preferida entre todas, por possuir as melhores modelagens, segundo muitos fashionistas.

Ele pode vir em vários tamanhos diferentes, desde a altura do joelho até os calcanhares. É possível encontra-lo também em vários tipos de materiais, como algodão, nylon, gabardine, couro, veludo, entre muitos outros tecidos.

Se você sempre quis usar um trench coat mas nunca soube como combiná-lo com outras peças do seu guarda-roupa, confira as dicas que preparamos. E logo depois, uma seleção de looks para você se inspirar e montar o seu!

Looks quentinhos e na moda

  • O modelo mais clássico do trench coat é o bege claro. Os da Burberry vêm sempre com um forro super elegante com a estampa xadrez tradicional da marca. Em geral, eles possuem o comprimento um pouco acima do joelho. Para montar um look, prefira usá-lo com calças (de preferência as mais justinhas). Nos pés, coloque uma bota, scarpin ou uma ankle boot.
  • Por ser uma peça que esquenta bastante, use-o apenas se for realmente necessário, pois uma peça desse porte usada em um clima mais quente, pode deixar o look totalmente cafona, além do desconforto por conta do calor.
  • Algumas marcas fizeram uma releitura da peça, criando uma modelagem que desse para ela ser usada como um vestido. A ideia deu certo e várias personalidades começaram a usar, inclusive grandes nomes em estilo, como Victoria Beckham e Kate Middleton. Você pode usá-lo com uma meia calça em tom neutro, para manter o ar clássico do look, ou até mesmo com as pernas nuas. Nos pés, nada de calçado baixo! O visual pede um salto, de preferência um scarpin.
  • Para quem gosta de fugir do tradicional, existem os trench coats coloridos. Podem ser encontrados até em tons super marcantes, como o rosa choque! Para que o look não fique tão carregado ou com um ar color blocking (até porque não é uma peça de verão), aposte na combinação com peças mais neutras e básicas.

Exemplos de visuais

 

Modelos bege de Trench coat

O trench coat em sua cor tradicional | Imagem: Reprodução

 

Modelo mais curto

O modelo mais atual, com comprimento pouco acima do joelho | Imagem: Reprodução

 

Estilo vestido

Trench coat dress: sendo usado como vestido | Imagem: Reprodução

 

Trench coat colorido

Para quem gosta de animar um pouco o look | Imagem: Reprodução

 

Trench coat sem mangas

Uma opção para quem não possui um inverno tão rigoroso: o trench coat sem mangas | Imagem: Reprodução

Veja mais!