Por Ana Ligia em 07/07/2016

Muitas vezes as mulheres veem as cutículas como verdadeiras inimigas. E não adianta ter uma unha sempre bonita e pintada se elas não receberem a mesma atenção.  Mas saiba que arrancar e cortá-las não é a melhor opção. Para ter uma unha mais bonita e saudável, o ideal é hidratar sempre as cutículas.

Essa pele é uma espécie de proteção para nossa unha. Quando a retiramos, é como se estivéssemos “abrindo as portas” para que agentes externos, como fungos e bactérias se aproximem. Por isso, o mais indicado é cuidar das cutículas e não cortá-las.

O mercado dermatológico já disponibiliza cremes que são ricos em ingredientes hidratantes de origem vegetal, que reparam e protegem as cutículas, consequentemente as unhas e, ainda, as mãos.

Como hidratar as cutículas

Incrível cosmético promete tornar e manter as cutículas bonitas e saudáveis

Foto: Depositphotos

Um desses cosméticos é o Deep Nutrition Hands. “Por conta dessas condições extremas, como sol, poluição e o tempo seco, as mãos sofrem desidratação, tensão e secura e isso também reflete nas unhas e cutículas. Assim, elas necessitam de um cuidado contínuo e uma nutrição profunda, para restauração, alívio imediato e proteção de forma duradoura”, afirma a diretora técnica da Germaine de Capuccini, fabricante do produto, Vania Emiliozzi.

Os produtos quem têm como base ingredientes como a manteiga de Karitê, vitamina F, óleo de amêndoas ou de palma são excelentes hidratantes e reconstrutores para as cutículas.

Como evitar o ressecamento das cutículas

Além dos cremes, algumas mudanças na rotina podem ser adquiridas para evitar o ressecamento das cutículas.

  • Evite roer as unhas, pois o contato com a saliva resulta no ressecamento das cutículas.
  • Opte pelo uso de removedor de esmalte e não de acetona, pois o produto também ajuda a danificar as unhas.
  • O contato de produtos de limpeza, como detergentes, com as cutículas, também as danificam. Use sempre uma luva para proteger suas unhas.
  • Os mesmos cuidados com as unhas das mãos servem para as dos pés. A vantagem é que elas crescem de forma mais lenta.

Veja mais!