Por Nayla Georgia em 10/03/2014

Parece que atualmente as mulheres estão ficando cada vez mais experts quando o assunto é maquiagem.  Afinal com toda a facilidade que temos de encontrar tutoriais incríveis na internet, ficamos mais inclinadas a arriscar grandes produções em casa mesmo. E já que sabemos como fazer, precisamos das melhores ferramentas para ajudar e é ai que entram os pincéis.

Pincéis de maquiagem

Foto: Reprodução

Se antes só os maquiadores profissionais tinham vários pincéis, agora é direto de toda mulher ter no seu acervo um kit básico com eles. Os pincéis facilitam bastante o processo de se maquiar e, principalmente, deixam o acabamento mais caprichado. Mas para que eles cumpram sempre com a promessa de excelência, é preciso cuidar bem!

Porque é importante cuidar dos pincéis de make?

Para quem achava que apenas ter pincéis e produtos estava feito no “mundo da maquiagem” está na hora de mudar esse pensamento. Ter produtos de maquiagem (base, sombra, blush, delineador, etc.) sempre na validade e bem conservados é tão importante quanto ter pincéis limpos. A higienização dessas ferramentas permite que os produtos acumulados nas cerdas não interfiram no resultado de outros, por exemplo: se você passar uma sombra azul no domingo e na segunda-feira usar o mesmo pincel para passar a sombra marrom básica, o tom vai sair muito diferente do desejado. Além disso, os produtos líquidos (base, primer, batom, delineador, etc.) acabam deixando a porta aberta para o acúmulo de bactérias e fungos que podem acabar causando infecções na pele, e até piorar casos de acne.

Como lavar os pincéis?

Lavando pincéis de maquiagem

Foto: Reprodução

Umedeça seus pincéis com água e passe um pouco de xampu infantil ou sabonete líquido nas certas. Faça alguns movimentos – não grosseiros – para espalhar o produto e limpar bem todos os fiozinhos. Enxague e repita o processo até que a água saia completamente limpa. Para secar, deite os pincéis em uma toalha e deixe secar naturalmente (prefira fazer isso em um dia ensolarado, pois a umidade dos dias nublados pode fazer o processo demorar e criar fungos). Se precisar usá-los de imediato, seque com o secador, mas com o jato frio ou morno.

Se você usa bastante os pincéis, prefira lavá-los toda semana. Entretanto caso não use-os com tanta frequência, basta fazer a higienização completa a cada 15 dias.

Veja mais!