Por Camila Albuquerque em 02/05/2013

*Clique no ícone “i” para ver a legenda das fotos.

A moda militar vem aparecendo de leve nos desfiles e blogs das mais antenadas há algumas estações, mas só agora essa trend emplacou de verdade, a variedade de peças com estampa de camuflagem ou com o verde típico do militarismo aumentou e muito!

Como e onde o militarismo aparece

Há mais ou menos um ano, as parkas eram praticamente as únicas peças em que o militarismo conseguia mais destaque. Hoje, elas ainda são queridinhas, mas a tendência militar fixou-se em outras peças – aliás, todas!

Saias, vestidos, calças, shorts e camisetas já possuem suas “versões” militares, adquirindo todo o ar moderno desta trend. Mas desta vez, essas peças vêm mescladas com texturas e tecidos ousados e/ou elegantes, aplicações (pedras, tachas, spikes, etc.) e cortes diferentes. Os acessórios também entraram na onda militar, juntamente com os sapatos (sim, até os sapatos!) e esmaltes. No fim, tem moda militar para todos os gostos!

Dicas para usar a moda militar

  • As peças com estampa de camuflagem já chamam bastante a atenção, portanto, prefira mesclá-las com outras mais básicas, pois o mix de estampas é muito arriscado e difícil de “acertar”.
  • Se não quiser algo tão básico, arrisque uma transparência ou uma t-shirt com estampa frontal divertida, por exemplo. Ambos estão em alta e podem ser combinados com o militarismo sem ficar over, só é preciso ter cuidado e bom gosto na hora de escolher.
  • Experimente usar um vestido ou camiseta com estampa militar combinando com um casaco de couro preto ou marrom. Funciona como um coringa e fica lindo.
  • Os tons terrosos são os que mais combinam com a estampa militar e o verde oliva, mas dá pra arriscar um pouquinho com os tons de amarelo, vermelho ou alaranjado. Se quiser arriscar outras cores, olhe bem no espelho pra ver se não “brigam” com a estampa.
  • Se gosta de ousar, aposte no mix de estilos: a moda militar tem um ar despojado e relaxado, então tente combiná-la com uma produção mais girlie, por exemplo. Um vestido florido com um casaco estilo parka é uma produção imprevisível e que pode funcionar!

Veja mais!