Por Anna de Cássia em 30/08/2012

Não é apenas para emagrecer ou ganhar músculos que as pessoas costumam ir à academia. Muitos não estão satisfeitos com suas vidas sedentárias, e resolvem começar a frequentar uma academia para ter mais estímulo de praticar algum exercício físico, que como todos sabem, é essencial para quem quer ter uma boa saúde, e aumentar sua expectativa – e qualidade – de vida. Mas, às vezes, os cuidados com a higiene dentro da academia não são devidamente tomados. Nestes casos, frequentar este local pode oferecer mais riscos à saúde do que benefícios.

Os riscos da academia

Higiene na academia

Foto: Reprodução

Por serem coletivos, os aparelhos de musculação, os colchonetes e vários outros equipamentos da academia são utilizados por dezenas de pessoas diferentes, todos os dias. Com isso, várias bactérias acabam proliferando-se nestes equipamentos, e se não houver um cuidado a higiene, as pessoas podem facilmente serem contaminadas por estas bactérias, e acabarem contraindo doenças de pele como micose, até doenças infecciosas mais graves.

Tendo isto em vista, você deve prestar bastante atenção nos pequenos detalhes da academia antes de escolher qual vai frequentar. Boas academias apresentam, por exemplo, bombinhas com desinfetante ou álcool em gel para que você possa desinfetar os equipamentos antes de usar. Sem contar que os funcionários da academia devem fazer uma limpeza de todos os equipamentos três vezes ao dia, e os colchonetes devem ser desinfetados ao fim de cada aula que os utilize.

Cuidados para manter a higiene durante seu treino

  • Sempre leve uma toalha para limpar os equipamentos antes e depois de usar, além de limpar também seu suor que não é nada higiênico quando impregnado nos aparelhos.
  • Utilize sempre álcool ou desinfetante para a higienização dos aparelhos. Limpar os equipamentos apenas com uma toalha pode acabar ajudando ainda mais na proliferação de bactérias.
  • O uso de papel toalha ao invés de toalhas também é aprovado, e em muitos casos é até mais indicado.
  • Nunca empreste a ninguém seus objetos pessoais como toalhas, peças de roupa ou a garrafa de água ou energético.
  • Escolha academias mais arejadas, com um bom sistema de circulação de ar. Este fator é importantíssimo para impedir a proliferação de bactérias pelo ambiente.
  • Utilize sempre roupas que protejam bem seu corpo. Meias, calça de ginástica e sempre tênis. Nunca vá de chinelo nem encoste seu pé em nenhum aparelho.
  • Evite o contato das mãos com o rosto, principalmente olhos, boca e nariz, depois que tocar nos equipamentos da academia.
  • Observe bem a higiene do banheiro da academia. Se ele não aparentar ser limpinho, deixe para tomar um banho em casa mesmo.
  • Lave bem as mãos antes de sair da academia, e quando chegar em casa tome um banho imediatamente.
  • Se aparecerem manchas ou coceiras em qualquer lugar do corpo, procure um médico.

Veja mais!