Por Débora Silva em 03/03/2016

Manter os cabelos bonitos, macios, com brilho e hidratados não é uma tarefa tão simples. Na indústria cosmética existem diversos produtos que prometem fios mais sedosos, com um leve balanço e longe do frizz.

Além dos produtos que podemos encontrar nas farmácias e lojas especializadas em artigos de beleza, existe uma solução salina esterilizada que pode ser muito útil no tratamento dos cabelos. Trata-se do soro fisiológico, que é utilizado no tratamento de diversas condições de saúde, mas que também pode ser um ótimo truque para hidratar os cabelos. Famosas como as atrizes Juliana Paes e Cleo Pires também adotaram o uso do soro fisiológico para melhorar a saúde e o aspecto dos fios.

Os benefícios do soro fisiológico nos cabelos

O segredo do poder de hidratação proporcionado pelo soro fisiológico está no seu pH, que é bastante parecido com o do organismo humano. Por este motivo, a solução pode ser usada sem problemas em qualquer tipo de cabelo, sem quaisquer contraindicações.

O soro fisiológico é absorvido pelos fios e ajuda a fechar as cutículas. Confira a seguir os benefícios do soro fisiológico para os cabelos:

  • Possui o pH equilibrado e, por isto, ajuda a regular o pH dos fios, deixando-os mais macios;
  • Controle do frizz;
  • Tem o poder de combater o ressecamento;
  • Hidrata os fios.

Como usar soro fisiológico nos cabelos?

Muitas pessoas fazem o tratamento com soro fisiológico apenas uma vez por semana, entretanto, especialistas afirmam que não há problema em aplicar a solução todos os dias, caso assim a pessoa queira.

O soro pode ser aplicado diretamente como último enxágue, após o uso normal de shampoo e condicionador. Com isso, os fios ficam mais soltos e com mais balanço no dia seguinte. No caso de ter sido utilizada algum tipo de máscara, a recomendação é enxaguar primeiramente com água e, depois, fazer outro enxágue com uma boa quantidade de soro.

Confira a seguir duas receitas de máscaras para aproveitar os benefícios do soro fisiológico nos cabelos:

Máscara para potencializar a hidratação

A hidratação com soro fisiológico é uma ótima receita caseira para os cabelos quebradiços, restaurando os fios.

Ingredientes:

– 1 colher de soro fisiológico;
– 1 tampinha de bepantol líquido (opcional);
– 3 colheres (ou a quantidade ideal de acordo com o comprimento do cabelo) de máscara hidratante.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente. Lave os cabelos e aplique a máscara, mecha a mecha. Coloque uma touca térmica e deixe agir pelo período de 25 minutos. Depois é só enxaguar e condicionar. Esta hidratação pode ser feita uma vez na semana ou quando você achar necessário.

Hidratação é um dos efeitos benéficos do soro fisiológico nos cabelos

Foto: Pixabay

Máscara para potencializar a nutrição

Ingredientes:

– Soro fisiológico na quantidade que seja suficiente para toda a extensão do seu cabelo;
– Máscara nutritiva, como, por exemplo, de karité, argan, tutano etc;
– 1 borrifador.

Modo de preparo:

Com os cabelos lavados e ainda úmidos, borrife o soro fisiológico por todo o cabelo. Deixe agir pelo período de 10 minutos e, sem enxaguar os fios, aplique a máscara nutritiva e deixe agindo por mais 10 minutos. Depois, enxágue e finalize como de costume.

Spray para pentear

Além de poder ser utilizado no preparo das duas máscaras citadas, o soro fisiológico também pode ser usado em um spray caseiro para pentear os fios. Saiba como preparar este spray:

Ingredientes:

– Soro fisiológico;
– Máscara de tratamento (pode ser um creme com óleo de Argan, que fortalece os cabelos, ou um creme para pentear);
– Frasco para borrifar.

Modo de preparo:

Para cada 300 ml de soro fisiológico, use uma colher de sopa da máscara de tratamento. Depois disso, basta borrifar no cabelo depois de lavar normalmente e deixar secar.

O spray para pentear com soro fisiológico não apenas deixarão os fios mais fáceis de pentear, como também proporcionarão mais brilho a eles. Com o soro fisiológico, o cabelo manterá a hidratação por mais tempo, evitando o ressecamento e o aparecimento e controle do frizz. Para as mulheres que têm cabelos cacheados, a mistura pode ajudar a manter os cachos definidos por mais tempo.

Veja mais!