Por Débora Silva em 31/08/2015

O ressecamento dos cabelos pode ocorrer por diversos motivos, como a alteração do pH dos fios, a dilatação das cutículas capilares ou a perda do revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho.

Muitas vezes nós não temos tempo ou dinheiro para realizar uma hidratação no salão de beleza, e recorremos a receitas caseiras que prometem um ótimo resultado. Dentre estes recursos caseiros está a maisena. Mas será que funciona mesmo?

A hidratação com maisena nos cabelos funciona?

O amido de milho, também conhecido como maisena ou maizena, é um ingrediente bastante utilizado na culinária, mas também pode ser usado como um aliado na hidratação dos cabelos. No entanto, o resultado desejado somente será alcançado se o produto for usado da maneira correta.

Hidratação com maisena serve para os cabelos?

Foto: Reprodução/ internet

A maisena sozinha não funciona como hidratante, pois não penetra no interior dos fios. Sendo assim, aplicar o ingrediente diretamente no cabelo não vai funcionar, mas ele pode ser usado como um aliado, uma vez que serve para potencializar o efeito de uma máscara de hidratação. O que a maisena faz é selar os fios e auxiliar na ação do hidratante.

O amido de milho também serve para tirar a oleosidade dos fios, funcionando como um xampu seco caseiro. Aplicar a maisena na raiz do cabelo e espalhar ajuda a absorver o óleo dos cabelos e melhorar a aparência. Além disso, o pó também pode ajudar a reparar as pontas do cabelo. Para isto, basta aplicar a máscara de maisena por cima do óleo de argan, por exemplo.

Como usar?

Muitas receitas encontradas na internet indicam a mistura da maisena com leite, mas o ideal é prepará-la com água, principalmente para quem já tem os fios oleosos.

Para usar a hidratação de maisena nos cabelos basta seguir os seguintes passos:

  • Lave os cabelos com o xampu de sua preferência, retire o excesso de umidade e aplique a máscara de hidratação de costume;
  • Misture algumas colheres de maisena com água e deixe aquecer até que se forme uma pasta;
  • Aplique a pasta (ainda morna e por cima da máscara de hidratação) nos fios e deixe agir pelo período de 30 minutos;
  • Enxágue apenas com água corrente.

Veja mais!