Por Débora Silva em 23/05/2016

Atualmente, existem vários tratamentos estéticos para suavizar marcas de expressão e rugas, nivelar os furinhos da celulite, acabar com as estrias e outros. As mulheres que buscam quaisquer procedimentos devem saber que eles podem prejudicar a saúde, provocando desde manchas e hematomas até embolia pulmonar e infecções.

Hematomas não são normais

Se você vai se submeter a algum tratamento estético, como massagem modeladora ou drenagem linfática, deve saber que sair com um “roxinho” em alguma parte do corpo não é normal e pode indicar que há algo errado. De acordo com especialistas, o aparecimento da marca na região é sinal de que o procedimento está sendo realizado de maneira incorreta, salvo naqueles tratamentos que têm agulhas, como nos casos de bioplastia, preenchimento, botox e fios de sustentação.

O aparecimento de um hematoma sinaliza que houve o rompimento de vasos sanguíneos, e a disseminação do sangue para os tecidos pode causar uma resposta inflamatória na região e também dor. O hematoma é sinal de que houve a ultrapassagem do limite ideal de intensidade da massagem, o que não indica, de forma alguma, que o procedimento foi mais eficiente.

Imagem de hematoma em pele

Foto: Depositphotos

É necessário ressaltar que, para uma massagem modeladora eficiente, não é preciso ultrapassar a camada de gordura da pele. As pessoas que têm vasos muito sensíveis e que ficam roxas com qualquer tipo de batida podem ter hematomas, porém, este é um fato esporádico e deve ser avaliado. Caso você perceba que sempre sai da massagem com hematomas, é preciso tomar alguma atitude.

Para se prevenir de problemas como hematomas e manchas causadas pelas agulhas, é essencial estar bem informada e escolher muito bem o profissional que vai realizar o tratamento estético.

Como tratar o hematoma?

Os roxinhos podem causar dor e desconforto quando ficam aparentes. Se o problema já apareceu, aplique gelo (enrolado em uma toalha ou em um saco plástico) sobre a região afetada a cada duas horas, pelo período de 15 a 20 minutos. A baixa temperatura reduz a irrigação do sangue, o que impede que ele se espalhe e, consequentemente, diminua o tamanho do hematoma.

Para estes casos, alguns especialistas também indicam a aplicação de pomadas com propriedades anti-inflamatórias e anticoagulante, que podem ser utilizadas na área da batida de três a quatro vezes ao dia. Estes produtos auxiliam na redução do inchaço e aliviam a dor.

Veja mais!